1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Alimentos da agricultura familiar são entregues a famílias de três bairros de Santarém
Alimentos da agricultura familiar são entregues a famílias de três bairros de Santarém Autor: Ronaldo Ferreira - PMS

Alimentos da agricultura familiar são entregues a famílias de três bairros de Santarém

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Moradores do Maicá, Pérola do Maicá e Livramento foram beneficiados pelo PAA.

Os alimentos plantados em área quilombola, localizada às margens do rio Amazonas, em frente à cidade de Santarém, chegaram um dia antes da entrega para a população beneficiária do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Nesta entrega foram feitas aquisições de alimentos de quatro modalidades do PAA: PAA Federal, Estadual, Conab e Quilombola.

Três cooperativas fazem parte do PAA: Cooperativa Agrícola Mista de Produtores do Oeste do Pará (Ccampo), Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Boa Esperança (Coopboa) e Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Santarém (Coopafs).

Francinei de Jesus, liderança do quilombo Saracura, contou que fazer parte dos programas foi um grande avanço para os produtores da comunidade.

"Plantávamos e não tínhamos mercado suficiente para vender a nossa produção. Esses programas - PAA Conab e Quilombola - vieram para ajudar a comprar aquilo que a gente produz, além de alavancar bastante a renda da comunidade".

Lucilene Sousa, presidente da Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar (Coopafs), acompanhou a entrega da produção.

"Recebemos quase 30 toneladas para atender a população dos três bairros. A gente fomenta a economia do município e também dá empoderamento às mulheres que hoje, também, estão na liderança dessas famílias produtoras".

Aproximadamente 700 famílias dos bairros Maicá, Pérola do Maicá e Livramento receberam hoje, quarta-feira, 26, de forma simultânea, os alimentos dos dois programas.

Milton Fonseca da Silva, morador do bairro Pérola do Maicá, atualmente desempregado,  disse que os alimentos chegaram em boa hora.

"É uma ajuda muito grande, porque a gente precisa desse alimento e muitas vezes fica difícil a gente estar comprando, até mesmo porque hoje em dia está tudo muito difícil, aí pra gente é muito gratificante estar recebendo essa alimentação,” contou o morador.

O vice-prefeito, Carlos Martins, e a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, e o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Joilson Dutra e a equipe PAA, acompanharam as entregas.

A execução do PAA é de responsabilidade da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e equipe do PAA. Para as entregas, há o apoio das associações de moradores.

"Estamos sempre somando forças para que possamos cada dia mais entregar esses alimentos da agricultura familiar à população em situação de vulnerabilidade social, além disso, estamos, também, ajudando os nossos produtores com a compra desses alimentos. No caso de hoje, foram beneficiados os produtores quilombolas,” informou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.

O vice-prefeito Carlos Martins afirmou que o PAA é importante, pois, além de garantir segurança alimentar, gera renda aos produtores.

"Esse programa é muito importante por incentivar a produção da agricultura familiar, com alimentação saudável e diretamente para o consumo das famílias em situação de vulnerabilidade do nosso município. É muito importante o trabalho desenvolvido pela Semtras, em parceria com o governo federal, pois contribui com o crescimento do programa, beneficiando ainda mais famílias e produtores", avaliou Carlos Martins.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.