3. Assistência Social
  4. Agosto Lilás: campanha pelo enfrentamento a violência contra a mulher é encerrada com blitz na Orla da cidade
Agosto Lilás: campanha pelo enfrentamento a violência contra a mulher é encerrada com blitz na Orla da cidade Autor: Ascom Semtras

Geisa de Oliveira
Este ano, a campanha foi ampliada e esteve em mais empresas, escolas estaduais e regiões de planalto e ribeirinha

Com o tem: Sua Atitude Salva Uma Mulher, a Prefeitura Municipal de Santarém, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social- Semtars, através do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres- NPPM, Centro Maria do Pará, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) em parceria com toda a Rede de Proteção e Defesa a mulher vítima de violência, realizaram neste mês de agosto a campanha Agosto Lilás, que trabalha a conscientização e sensibilização pelo enfrentamento da violência contra a mulher.

A abertura da campanha aconteceu no dia 09, no plenário da Câmara Municipal, e encerrou nesta sexta-feira, 30, com uma blitz educativa, na Orla da Cidade. Centenas de veículos foram abordados e puderam levar para casa material informativa como folderes e cartazes para casa e assim disseminar a campanha.

A Campanha Agosto Lilá é nacional que faz referência a Lei Maria da Penha que este ano completou 18 anos dia 07 de Agosto e também uma lei municipal nº 21. 454, sancionada pelo Prefeito Nélio Aguiar em dezembro de 2021 institui a campanha no calendário do Município com foco na sensibilização da sociedade para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher com a realização de ações informativas e educativas.

Durante este mês várias ações foram realizadas para que mais pessoas fossem alcançadas, o Núcleo, Conselho municipal dos Direitos da Mulher, Centro Maria do Pará e a rede de defesa e proteção estiveram divididos em diversas ações em escolas estaduais, empresas, comunidades, nas regiões ribeirinhas, de planalto, na cidade, nos serviços socioassistenciais da Semtras.

“Avaliamos como superpositiva esse mês, conseguimos ampliar a divulgação, levamos os esclarecimentos para um número maior de pessoas, e agradecemos o apoio de toda a rede por estarem caminhando conosco nesse mês tão importante,” avaliou Sônia Santos, coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres.

“Sentimos uma conexão muito grande com a rede, só assim foi possível ampliarmos essa campanha, estivemos nas escolas estaduais levando informações para os ado9lescentes, jovens que atentamente estiveram acompanhando e tirando dúvidas sobre a questão da violência contra a mulher,” observou Noemi Moraes, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

“Infelizmente, ainda existe um grande número de mulheres vítimas de violência em nosso município, observamos que contribui para que essas denúncias cheguem e aumentem, que hoje as mulheres, já estão procurando seus direitos, buscando ajuda, orientações, acompanhamentos. Santarém conta com um trabalho de uma rede de defesa e proteção que seguem unidas em prol dessa defesa às mulheres, esse ano, tivemos em vários braços, a disseminação da campanha, conseguimos ampliar nossa divulgação e levar para mais pessoas, principalmente o tema: Sua Atitude Salva uma Mulher, o mês encerra, mas a nossa missão é continuar trabalhando nesse enfrentamento que é tão importante,” disse Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

Conheça a rede de defesa e proteção de Santarém:

- Assistência Social:

- Centro Maria do Pará