Os usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Urumari comemoraram na manhã desta sexta-feira, 16, os 9 anos do centro, recebendo presentes especiais. Além de ganharem uma grande ação social, onde receberam atendimentos referentes ao Cadastro Único; emissões da carteira do autista, passe livre e estacionamento para o idoso e pessoa com deficiência; informações sobre o Núcleo de Pessoa Com Deficiência (NDPD); serviços de saúde: aferição de pressão arterial, teste glicêmico; e sorteio de brindes, eles presenciaram a assinatura do termo de parceria técnica de reforma e ampliação do Cras Urumari, uma parceria com a Organização Internacional HXP (Humanitárian Experience) e, também, a apresentação do coral do Cras, regido por Emerson Mafra, e da apresentação da menina Emanuelle, que com sua flauta emocionou os presentes, tocando a canção de parabéns e uma música gospel.
O Prefeito de Santarém Nélio Aguiar acompanhou a ação e falou sobre a importância de receber parcerias como esta, celebrada no dia do aniversário do Cras com a HXP.
“Nós temos essa parceria desde 2017 na Educação. Agora, a gente está trazendo esse projeto para a área social, onde nós temos jovens americanos de 15 a 19 anos, que passam dois meses e meio em Santarém. Esses jovens vêm dos Estados Unidos pra cá, de forma voluntária com uma doação de 30 mil dólares, mais de 150 mil reais, e vão construir aqui e reformar e ampliar o Cras Urumari que vai ganhar mais três salas. Dessa forma, a gente pretende atender melhor a população em situação de vulnerabilidade social dessa grande área. Com a união de força, quem mais ganha com essas parcerias é a população,” discursou Nélio Aguiar.
"A HXP já realizou projetos em capitais e outras cidades do Brasil. Retornou à Santarém em 2017, e em parceria com a Prefeitura, por meio da Semed, já construiu salas de aulas no Residencial Salvação, em 2018, nas comunidades de Estrada Nova e Cristo Rei, em 2019, no bairro Ipanema, e nas comunidades do Pajuçara, em 2021, e uma escola em Fátima do Urucurituba, neste ano. Sob a direção da diretora de projetos do Brasil, África e países de língua portuguesa, Alessandra Camargo, e do diretor de programas e viagens, Seth Allred, de junho a agosto de 2023, migraremos da Educação para Assistência Social, de pleno acordo e importante salutar parceria com Prefeito Nélio, secretária Maria José Maia e a secretária Celsa Brito, teremos a grande satisfação de contribuir com a reforma e ampliação do Cras Urumari e assim ajudar com a melhoria da qualidade do atendimento de assistência social às famílias de 8 bairros e 114 comunidades," explicou Prof. Marcicley Nogueira, coordenador local da HXP Brasil/Santarém.
“Comemoramos os 9 anos de atuação desse Cras da grande área do Urumari, recebendo presentes e deixando para a população com a assinatura de termo de parceria com essa Organização Internacional. Com certeza é um presente e tanto para a nossa população. A nossa demanda tem aumentado, então, a gente acaba precisando de mais espaço, com certeza vem a somar esse importante projeto,” comemorou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.
Cristina Gomes de Almeida, usuária do Cras, contou que gostou muito da comemoração. “Esse aniversário do Cras com a presença do Prefeito Nélio e da primeira dama foi tudo maravilhado, eu sou feliz porque o Cras abraça as pessoas de uma forma que a gente fica sem palavras, quando eu vi a Celsa e o Prefeito aqui eu fiquei de boca aberta sem saber. São coisas que a gente tem o privilégio de agradecer, primeiramente a Deus e segundo aos nossos governantes que estão lutando pela gente,” disse a Cristina.
A coordenadora do Cras, Ingred Aguiar, destacou que o Centro atende mais de 10 mil famílias.
“O nosso Centro atende 08 bairros na área Urbana, 114 comunidades rurais do município de Santarém. Temos cadastradas 10.215 famílias. Os serviços ofertados compreendem a prevenção da ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação de acesso socioassistenciais existentes por diretrizes de ação a serem executadas pela equipe técnica nas áreas de abrangência do Cras Urumari e nas comunidades a ele referenciadas. E ofertamos nesse dia vários serviços como Cadastro único: Reacadastro, Inclusão, Transferência de pessoa , de município, emissão de carteira do Idoso, do Autista, Passe Livre de Pessoa com Deficiência. Atendimento de Saúde, e apresentação do Coral de Criança do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do Centro.Foi uma linda festa e quem ganhou o presente maior foi a população,” disse Ingred.
A comemoração contou com a presença do vereador Jander Ilson Rego, que representou a Câmara Municipal de Santarém, das coordenadoras da Proteção Social Básica Marlen Ribeiro, do Cas/Caec Marcelia Guimaraes, da coordenadora Unidade Básica de Saúde (UBS) Urumari Regina Silva, a presidente do bairro Urumari Valda Ramos, e contou com a Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, com exposição dos objetivos de reciclagem, sandálias decoradas, almofadas, oficinas que foram realizadas no decorrer do ano.
Sobre a HXP:
Humanitarian Experience - HXP, é uma organização internacional sem fins lucrativos, sediada em Salt Lake City, Utah nos EUA. Constituída por jovens de 16 a 19 anos, membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias, que apoia e contribui com crianças e adolescentes mais necessitados no âmbito da educação de qualidade, saúde e qualidade de vida. Iniciou suas atividades em 1999 primeiramente no Brasil em Santarém, após o que estendeu-se por todo mundo, e atualmente realiza anualmente 57 projetos humanitários de construção de escolas, postos de saúde e espaços físicos voltados para o atendimentos de Assistência Social de pessoas em situação de vulnerabilidades em 33 emergentes.