O 7º Ciclo de Oficinas do Acessuas Trabalho foi realizado com foco para mulheres vítimas de violência doméstica que são atendidas pelo Centro de Referência Especializado no atendimento a mulher vítima de violência – Maria do Pará. O ciclo teve como objetivo despertar, orientar e aproximar os usuários atendidos pela Política de Assistência Social ao mundo do trabalho, além de identificar e desenvolver habilidades para que fortaleçam a autoestima e se reconheçam como agentes de transformação da própria trajetória pessoal e profissional.
De acordo com Roberta Branco, coordenadora do Acessuas Trabalho este ciclo contou com inovação. “A inovação deste 7º ciclo, foi que a atividade promovida nos dias 19, 21 e 23 contou com parceria com Unama na realização de oficinas sobre Empreendedorismo, Atendimento ao cliente e Marketing Digital. O Ateliê Jade Almeida abordou o Mercado da Beleza: Vantagens e Desafios do setor, Rotary Club de Santarém e Comissão da Mulher Advogada OAB Subseção Santarém que foram os responsáveis pela doação de 11 kits básicos de salão de beleza, adquiridos através do Fundo Social do Sicredi, por meio do Projeto Salvando Vidas, Empoderando mulheres. E foi extremamente gratificante, pois possibilitamos conhecimento e ofertamos ferramentas para essa materialização do que aprenderam", detalhou Roberta.
Maria Cleoci Silva Pereira, vítima de violência há 4 anos, mãe de dois filhos, foi uma das participantes. Ela comentou como venceu o ciclo da violência e como foi participar da oficina.
“Foi muito significante, cada dia conquistando conhecimento, hoje estou me autoconhecendo, e veio essa oportunidade de conhecer esse novo ofício, e espero daqui pra frente dar mais um passo na minha caminhada. A gente tem que agarrar as oportunidades, pois as vezes são únicas, a gente deve buscar para poder viver um momento de independência financeira. Eu vivi todos os tipos de violência, e foi no momento que eu vi que só tinha Deus por mim, não tinha mais ninguém para contar. Hoje em dia digo que primeiro é Deus na minha vida, em segundo o amor próprio e em terceiro pensar se eu posso ajudar alguém, eu só posso ajudar alguém se eu estiver bem comigo mesmo.”
Gisele Castro, ex-presidente do Rotary Clube, e atual governadora entregou, junto com parceiros, kits de beleza para ajudar no início das atividades das participantes. “A gente fica muito feliz de saber que a gente está dando oportunidade para que estas mulheres saiam do ciclo de violência mais fortalecidas, tendo a oportunidade de desenvolver um trabalho que venha a trazer renda para elas.”
O Acessuas Trabalho é um programa gerido pela Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho).
Sandra Santana, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, reforçou que as mulheres de Santarém não estão sozinhas na luta contra a violência vivenciada.
“Nós temos uma rede fortalecida na defesa e proteção das mulheres do nosso município, este ciclo foi extremamente importante, pois contou com novos parceiros e dinâmicas diferentes e inovou com a entrega destes kits profissionalizantes, assim nós não estamos entregando o peixe apenas, nós ensinamos a pescar e isso é realmente fundamental, a partir de agora elas poderão iniciar suas atividades no ramo da beleza, que tem sido um ramo que está sempre em ascensão.”
Além da Secretária municipal de trabalho e Assistência Social, Sandra Santana, o evento contou com a presença da Roberta Branco, Coordenadora do Programa ACESSUAS Trabalho, de Poliana Braga Coordenadora do Centro Maria do Pará; Gisele Castro governadora assistente do Rotary Club de Santarém – Vitória-Régia; Aline Jesus Carli – Gerente da Agência do SICREDI Grandes Rios MT/PA; Jakelyne Mendes – Presidente da Comissão da Mulher Advogada OAB – Subseção Santarém; Eduarda Aquino – Gerente de Compras da Loja A Cosmetiqueira (loja parceira neste evento).