1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Acessuas Trabalho realiza 6º ciclo de oficinas com foco em adolescentes em medidas socioeducativas
Acessuas Trabalho realiza 6º ciclo de oficinas com foco em adolescentes em medidas socioeducativas Autor: Ascom Semtras

Acessuas Trabalho realiza 6º ciclo de oficinas com foco em adolescentes em medidas socioeducativas

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
.

Com o objetivo de despertar, orientar e aproximar os usuários atendidos pelas políticas de Assistência Social ao mundo do trabalho a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o Programa de Promoção ao Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) realizaram o 6º ciclo de oficinas de capacitação. A qualificação profissional tem ainda a finalidade de identificar e desenvolver as habilidades destes jovens, além de fortalecer autoestima e reconhecê-los como agentes de transformação de sua própria trajetória.

Desta vez, o público foram os adolescentes acompanhados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). De acordo com a coordenadora do Creas, Jéssica Bentes, essas oficinas fazem parte do cumprimento das medidas socioeducativas.

“Foi de suma importância ofertar para eles uma visão profissional de como se portar na hora de uma entrevista para seu primeiro emprego, mostrar essa realidade. Conseguimos alcançar nosso objetivo, um deles foi que se interessassem pelos cursos proporcionados pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), instalamos os aplicativos e eles saíram super interessados e com a visão de trabalhar e buscar um emprego”, comentou Jéssica.

A coordenadora do Acessuas Trabalho, Roberta Branco, avaliou a programação. “Ofertamos essa oportunidade de capacitação e qualificação profissional. Nós tivemos ao longo de todo o ciclo a participação de 38 usuários, onde a gente conseguiu ficar próximo da nossa meta que era de 40 adolescentes, então a gente está muito feliz, porque foi um saldo positivo para o nosso programa.”  

"O Creas conta com uma equipe que acompanha os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas através do Projeto Oportunidades sem Medidas que tem por objetivo possibilitar a cada adolescente, para além do cumprimento da medida, a construção de um plano de vida que o tire da situação atual e evite reincidência no ato infracional. Como fator importante deste processo nós temos a qualificação profissional, e a oficina de hoje trabalhou exatamente o ingresso ao mercado de trabalho através da entrevistas de emprego e como o adormeceste deve comparecer para este momento”, avaliou Sandra Santana, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.