Nesta terça-feira, 5, a Receita Federal publicou no Diário Oficial da União Instrução Normativa nº 2.077, que prorroga para 31 de maio de 2022 o prazo de entrega da declaração do Imposto sobre a Renda. Após a divulgação, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, através dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca) e da Pessoa Idosa (CMDPI), estenderam também o prazo de doações da campanha 'Seu Imposto de Renda Rende Sorrisos para Santarém'.
A campanha foi lançada em março deste ano e objetiva buscar recursos de uma parcela de doação da declaração do Imposto de Renda (IR), de 3 a 6%, para fortalecer as instituições que trabalham com a política da infância, adolescência e da Pessoa Idosa, seja na proteção ou na defesa.
“Ganhamos mais um mês para que nossos contribuintes possam destinar suas doações para um dos fundos. Reforçamos que é muito importante que ao fazer a doação o contribuinte possa falar com seu contador que deseja nos ajudar.”, observou Glaucya Fiori, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
A campanha é desenvolvida em parceria com Conselho Regional de Contabilidade (CRC/PA), Vox Contábil, Receita Federal, OAB Subseção Santarém e universidades.
“Temos lindos projetos que trabalham com crianças e adolescentes em Santarém, e contribuímos para o desenvolvimento de ações voltadas a pessoa idosa, e é por isso que precisamos que você contribuinte ao fazer a sua declaração diga que quer destinar para um dos fundos.”, reforçou Sandra Santana, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
Como doar?
01 – No site da Receita Federal, preencha a declaração pelo modelo completo do IRPF/2021 e clique na guia "deduções legais"
02 – Clique em "Doação diretamente na Declaração (ECA)". Em seguida, selecione o tipo de Fundo (Municipal), e o Município (de Santarém);
03 – Preencha o valor da Doação (até 6% do IR devido) O sistema já faz o cálculo;
04 – Imprima o DARF específico gerado (DARF ECA), na Guia Imprimir.