A Prefeitura Municipal de Santarém, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e a Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres realizou na terça-feira, 30, a 4ª edição do projeto Valoriza Mulher no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Ribeirinho.
De acordo com a coordenadora Rachel Campos, a Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres é um organismo governamental na promoção de políticas públicas pontuais na valorização e dignidade da mulher. As ações objetivam contribuir na autoestima e autonomia financeira da mulher, oferecendo serviços de beleza e saúde como: Auto maquiagem, limpeza facial, designer de sobrancelhas, corte de cabelo, massagem corporal e palestra sobre educação financeira.
“Falar da valorização da mulher é falar da sua verdadeira essência. Cada mulher é um ser único e especial, sua importância pra Deus, para si mesma, para a família e sociedade é inestimável, seu valor vai além do que é visível, a beleza de uma mulher flui do interior, da capacidade que cada uma tem de administrar com maestria inúmeras ações, nutrir, pacificar, resolver conflitos, a mulher tem na sua essência, habilidades de um ser forte e delicado", observou Rachel que agradeceu ao Cras Ribeirinho por meio da coordenadora Alinny Lobato e toda equipe técnica.
“Achei muito importante, porque a mulher precisa ser valorizada, ela tem que ser amada e enxergada pelas pessoas. Eu como mulher estou muito feliz com esta ação no Cras Ribeirinho voltada para o nosso grupo de idosos", disse a usuária Maria Cilene.
Antônia Figueira de Oliveira, moradora do bairro de Fátima estava entre as participantes. “Foi muito bom, muito bonito, animado, sair esse momento pra cá, a gente melhora a nossa situação.”
“O principal objetivo do projeto é transformar cada mulher em protagonista da sua história, resgatando sua autoestima, enfatizando suas potencialidades e construindo caminhos para a autonomia. A mulher tem papel fundamental em todos os ambientes ao qual está inserida, acumula muitas funções e muitas vezes acaba deixando o autocuidado de lado, o que impacta sua autoestima. Fortalecidas e empoderadas essas mulheres conseguiram de forma assertiva conduzir os desafios diários e superar situações de vulnerabilidade", argumentou Sandra Santana, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
A ação do projeto Valoriza Mulher contou com parceria da Profissionaliza, Mary Kay consultora Selni Campos e Sicredi e palestra do Centro Maria do Pará.