A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), iniciou nesta sexta-feira,10, as entregas de alimentos oriundos da agricultura familiar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A entrega aconteceu de forma simultânea, beneficiando aproximadamente 800 moradores de quatro bairros: Novo Horizonte, Maracanã, Amparo e Alvorada. Um total de 40 toneladas de alimentos oriundos da agricultura familiar.
De acordo com Fagner Gonçalves, coordenador do PAA, essa primeira entrega é fruto de parceria com o PAA Conab, PAA Quilombola e PAA Estadual, que nesta entrega adquiriu alimentos de 20 produtores rurais de Santarém por um preço de mercado supervalorizado, os beneficiados levaram para casa pupunha, castanha do Pará, macaxeira, jerimum, farinha de tapioca, farinha d'água, pimenta de cheiro verde, pimentão, limão e melancia e outros.
"Agregar a aquisição de alimentos da agricultura familiar por meio de outros programas sociais como o PAA CONAB e PAA Quilombola é fortalecer a produção familiar local e aumentar significativamente o volume de alimentos às famílias em insegurança alimentar,” avaliou Fagner.
As entregas foram acompanhadas pelos membros do Conselho Municipal de Segurança (Comsea). Ambrósio Brito Ferreira, presidente do Comsea agradeceu a oportunidade de estar presente nas entregas.
"É um trabalho de compromisso e responsabilidade do Comsea, é gratificante em poder ver as pessoas levando os alimentos", disse Ambrósio.
Dona Maria Odinéia dos Santos Gomes, viúva há 2 anos, moradora do bairro Amparo, mãe de 3 filhos, falou com emoção sobre receber os alimentos.
"Quando eu soube, eu fiquei tão feliz, porque a situação hoje não está fácil. Estou muito, muito satisfeita, muito alegre, com esses alimentos e agradeço muito de coração, o que não tinha lá em casa, estou levando", contou emocionada.
“Estamos muito felizes, véspera de Dia das Mães, entregando 40 toneladas de alimentos para a população, através de parceria com as associações, dos CRAS, em poder entregar esses alimentos", observou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das principais políticas públicas de incentivo ao fortalecimento da agricultura familiar, garantindo mercado para o escoamento da produção familiar e simultânea doação às famílias enquadradas na INSAN (Insegurança Alimentar e Nutricional), atendidas exclusivamente pela rede socioassistencial.
Santarém se destaca no acesso às modalidades, visando atingir mais público da produção e maior volume de alimentos a serem doados, combatendo a fome e assistindo essas famílias em iminente risco de vulnerabilidade social. Assim, apresenta em sua execução atual para 2024 as propostas aprovadas pelos programas PAA ESTADUAL, PAA QUILOMBOLA e PAA CONAB, que atingem públicos de produção distintos, diversificando as culturas alimentares a servirem de suplementação alimentar às famílias a serem atendidas.
Os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) são as unidades credenciadas e responsáveis em receber os alimentos e estabelecerem as estratégias de alcance ao seu público, prioritariamente, famílias atendidas pelo CadÚnico.