3. Assistência Social
  4. 2ª etapa do Projeto Costurando o Futuro é ofertada para mulheres usuárias dos CRAS e Centro Maria do Pará
2ª etapa do Projeto Costurando o Futuro é ofertada para mulheres usuárias dos CRAS e Centro Maria do Pará Autor: Agência Santarém

Geisa de Oliveira
Dessa vez, elas puderam aprender a confeccionar, calças, shorts, blusas e saias

Com objetivo de transformar a realidade de mulheres em alto grau de vulnerabilidade social, oportunizando-as a inclusão econômica e geração de renda através da costura. Aconteceu Durante quatro dias, (12 a 15), a 2ª etapa do ‘Projeto Costurando o Futuro’ com a participação de 25 mulheres, usuárias dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Urumari e Centro Maria do Pará.

O projeto foi executado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e contou com verbas oriundas de prestações pecuniárias executadas pela Central de Medidas e Penas Alternativas (Cempa), da Comarca de Santarém/PA, Vara de Execuções Penais, de acordo com a Resolução nº 154 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2012. Essa Resolução prevê a destinação de verbas para entidades públicas ou privadas com finalidade social, previamente conveniadas com a Cempa.

De acordo com Ingred Aguiar, coordenadora do Cras Urumari, nesta continuação o recurso serviu para aquisição de aviamentos, tecidos e, também, o pagamento para o ministrante do curso.

“Essa continuação foi muito importante para as nossas usuárias que puderam ampliar seus conhecimentos no mundo da costura, tivemos participantes que nunca pegaram em uma máquina de costura, algumas vieram para aprender fazer uma calça para seus filhos e outras que vieram ampliar seus conhecimentos.” Disse Ingred.

“Eu aprendi fazer a calça do uniforme do meu filho e vou fazer outras calças,” contou dona Sueli Ferreira do Rosário.

Kelciane Rocha, dona de casa, moradora do bairro Jutaí, estava entre as participantes.

“Achei excelente porque eu não sabia nem pôr a agulha na máquina e agora eu aprendi direitinho como é para fazer, os detalhes, ela explicou bem e vai dar para começar uma nova profissão. Vai ajudar na minha independência financeira,” contou Kelciane.

“É muito motivador, gratificante, é uma nova etapa da vida das participantes que poderão alcançar um objetivo na vida. É um incentivo para a mulher empreender, porque nunca é tarde para você alcançar um objetivo, é um trabalho que ela pode desenvolver em firma, como em casa perto da sua família. Elas aprenderam confeccionar calças, pijama cirúrgico, shorts, saia.” Avaliou Elizete Lima Instrutora do curso

A primeira etapa, aconteceu em novembro de 2023, as participantes aprenderam fazer calcinha e cueca box.

“Esta continuação está sendo muito prazerosa para nós porque da primeira etapa tivemos a felicidade de poder indicar 3 mulheres para o mercado de trabalho, sendo assim como diz o nome do projeto, ‘costurando o futuro’ entrando para o mercado de trabalho e podendo escrever uma nova história, também soubemos que outras estão produzindo e vendendo peças íntimas. O que mais nos emocionou foi saber que algumas usuárias foram para aprender a costurar a calça do uniforme escolar dos seus filhos como o caso da dona Sueli que contou feliz em aprender,” avaliou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.