3. Assistência Social
  4. 2° Festival Paralímpico de esporte e inclusão é realizado em Santarém
2° Festival Paralímpico de esporte e inclusão é realizado em Santarém Autor: Agência Santarém

2° Festival Paralímpico de esporte e inclusão é realizado em Santarém

Geisa de Oliveira
Na ocasião foi entregue documento propondo ao comitê a instalação do Centro de Referência Paralímpico de Santarém

Com objetivo de proporcionar às crianças e jovens Pessoas com Deficiências (PcD’s) a oportunidade do seu pleno desenvolvimento humano e promover a inclusão social por meio do esporte, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência (NDPD), foi parceira do 2° Festival Paralímpico de esporte e inclusão Loterias Caixa, realização do comitê Paralímpico Brasileiro e Associação Santarena de Desporto Paraolímpico (ASDEPA).

O evento esportivo aconteceu neste sábado, 20, no Ginásio da Universidade Estadual do Pará – UEPA, com a participação de crianças e jovens de 08 a 17 anos, alunos do Atendimento

Educacional Especializado (AEE), das redes municipal e estadual de ensino, associados das entidades PcD's e outras com deficiência.

Este ano, foram quatro modalidades esportivas no festival: tênis de mesa, vôlei sentado, bocha e badminton como inovação deste ano .

Na ocasião, foi entregue um Manifesto de Apoio à instalação do Centro de Referência Paralímpico de Santarém. O documento foi assinado por secretários munciáis e pelo prefeito Nélio Aguiar.

Jeter Resende, presidente da associação santarena para inclusão das pessoas cegas e com baixa visão e coordenador do centro de apoio pedagógico para pessoas com deficiência visual, explicou o teor do documento entregue.

“Aproveitando o Festival para encaminhar através da associação Santarena Paralímpica, um documento endereçado ao comitê Paralímpico brasileiro, assinado pelos representantes de associações representativas de direitos de pessoas com deficiência e secretarias muncipais, além do prefeito Nélio, propondo ao comitê a instalação do Centro de Referência Paralímpico de Santarém, a exemplo do que já há em outras capitais. Esse centro, deve constituir um espaço adaptado com políticas voltadas para a prática de esportes pelas pessoas com deficiência que necessitam do esporte adaptado,“ detalhou Jeter.

O coordenador do Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência (NDPD) da Semtras, Marcicley Caldas, avaliou a importância da realização do evento.

“Essas modalidades esportivas permitem o desenvolvimento pleno da criança e do jovens e adultos, o desenvolvimento educacional, a disciplina, espírito de equipe, da comunidade, entre outros resultados, a Prefeitura de Santarém, desde o ano passado, vem apoiando o festival por meio da Semtras e da Semed. A gente se sente feliz pelas crianças PCDs que estão participando dessas 4 modalidades promovendo assim a inclusão social,” disse o coordenador.

Aline Viana, servidora pública federal, mãe de 2 crianças, estudantes do ensino fundamental da escola municipal Fluminense, acompanhou os filhos que não tem deficiência, que pediram para apoiar o colega de escola cadeirante na participação esportiva.

“Ele recebeu esse convite para estar aqui, eu aproveitei para trazer minha filha, para prestigiar, estar junto. É muito importante a força que os pais dão para os filhos estarem participando para estar incluindo os coleguinhas. Eu sempre fui muito inclusiva, e ver meus filhos dando essa força, pra mim é muito gratificante,” contou a mãe.

Rayan da Silva Mota, de 8 anos, cadeirante, contou que estava muito feliz em participar do evento e contar com a presença dos colegas.

“Estou feliz, gostei, aqui tem a piscina,” disse ele.

Rayane da Silva Santos, mãe do Rayan falou sobre a importância de apoiar o filho no esporte de inclusão.

“É muito importante, porque até mesmo, é a primeira vez que ele está participando e pela interação com outras crianças na atividade esportiva é muito interessante para o Rayan e interagir com os coleguinhas também,” contou a mãe que agradeceu o apoio da escola e dos coleguinhas.

“O festival Paralímpico tem o objetivo de socializar o PCD com a sociedade, esse é o momento de mostrar o que o esporte faz com o PCD que é muito socialização e neste momento da parte lúdica eles irão inserir nas atividades que futuramente eles participem na modalidade paralímpica," observou Jorge Miranda, coordenador do Festival Paralímpico 1ª etapa Santarém.

Jorge disse que este ano o evento foi ampliado com a realização da 2ª etapa que irá acontecer dia 23 de setembro.

“Nós da Assistência Social contamos com o NDPD, que vem apoiando as realizações de eventos tão importantes como este, que traz a atividade esportiva de inclusão para as pessoas com deficiência, neste caso, crianças e adolescentes, e também apoiando a este futuro com a entrega deste documento pedindo a implantação do centro que irá sem dúvidas ser importante para a continuidade da prática esportiva de todas os PCDs de Santarém,” avaliou Celsa Brito, secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.