O 1º Workshop de Captação de Recursos Financeiros e Materiais ocorreu hoje, quinta-feira, 27, na Secretaria Regional de Governo. Realizado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e o Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência (NDPD), em parceria com Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Santarém (CMDPDS), o evento apresentou aos dirigentes de associações representativas de Pessoas com deficiência (PCD’s), as plataformas digitais de acesso aos programas e projetos sociais de captação de recursos para que possam ter a oportunidade de participar dos certames e editais igualitariamente, contribuindo com seu desenvolvimento e sustentabilidade.
"Avalio o Workshop extremamente positivo e produtivo, especialmente, pela expressiva presença do público alvo no evento e da importante participação das instituições bancárias e grandes empresas, que disponibilizaram as diversas modalidades de projetos sociais, editais e plataformas de acesso aos recursos financeiros e materiais às entidades PcD’s, que muito contribuirão com a gestão e desenvolvimento de suas ações", avaliou Marcicley Caldas, coordenador do Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência (NDPD)/Semtras.
O evento contou com a participação dos expoentes das empresas e instituições bancárias: Equatorial Energia, Banpará, Cooperativa Sicredi e Banco da Amazônia. Aproximadamente 50 pessoas representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santarém, (Apae), Associação de Deficientes Visuais do Baixo Amazonas (Adevibam), Associação dos Deficientes Físicos de Santarém (Adefis), Associação de Pais de Pessoas com Necessidade Especiais do Tapajós (APPNET), Associação Santarena para Inclusão das Pessoas Cegas e com Baixa Visão (Assic), Associação Santarena de Desporto Paraolímpico (Asdepa), Associação dos Surdos de Santarém (ASUSANT), Associação dos Renais Crônicos e transplantados do Oeste do Pará Tapajós (Arctop), Centro Especializado em Autismo - Casa Azul, Núcleo de Acessibilidade da UFOPA, Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres (NPPM) e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).
Maria do Céu da Silva, presidente da Adevibam, avaliou a importância do evento.
“É um prazer participar de um workshop que nos traz várias instituições e essas instituições nos colocam a par de como nós podemos participar de projetos visando a captação de recursos para nossas entidades".
Um dos expoentes do evento foi o Banco da Amazônia.
“Na verdade, para nós, é muito gratificante porque o Banco já contribui com esse evento, com as pessoas que estão sendo beneficiadas. Então existe uma política do Banco que é uma política social em que nós estamos inseridos como funcionários e que para a gente é gratificante poder contribuir e poder aprender junto com eles também”, observou Irineide de Mota Cardoso, gerente geral interina da agência do Banco da Amazônia em Santarém.
“Acredito ser muito importante capacitar as associações de entidades representativas PCDs, para o acesso aos recursos disponíveis junto às instituições bancárias. Continuamos na Secretaria de Assistência Social, de portas abertas para o diálogo, para a construção dessa política no município, que vem com avanços também em várias outras áreas, como a educação, a saúde, a gente deseja sucesso, que possam primorar a questão da construção de novos e importantes projetos”, observou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.