1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef edição 2021-2024 é realizado em Santarém
1º Fórum Comunitário do Selo Unicef edição 2021-2024 é realizado em Santarém Autor: Agência Santarém

1º Fórum Comunitário do Selo Unicef edição 2021-2024 é realizado em Santarém

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
.


O 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef de Santarém, edição 2021-2024 foi realizado nessa quinta-feira, 10, na escola de Artes Emir Hermes Bemerguy. A  realização é da Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança (Comdca).

Estiveram presentes crianças, adolescentes, famílias, principais políticas governamentais, saúde, educação e assistência social, representação do Núcleo de Adolescentes (Nuca), dos segmentos que atuam com crianças e adolescentes dentro do município e representação do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), e do governo local.

A abertura do evento contou com a participação remota da representante do Unicef na região norte, Ida Pietricovsky de Oliveira - Especialista em Comunicação Unicef Brasil, que fez uma importante avaliação de Santarém com o Unicef.

“Santarém conta com um prefeito comprometido com os direitos das crianças e dos adolescentes. É  ganhador do Selo, e estamos na torcida para que o município receba mais uma certificação nesta nova edição. A gestão municipal vem cumprindo com êxito os protocolos para  o retorno seguro de voltas as aulas. A assistência social é fundamental nessa articulação política de reordenar o sistema de garantia de direitos no diálogo com os conselheiros tutelar",  observou Ida.

De acordo com a presidente do Comdca, Júlia Freire, esse foi um momento de debater a política da infância para construir um plano de ação para que em 4 anos seja levado em consideração os indicadores do selo Unicef, como por exemplo, a cobertura vacinal dentro do município, e a necessidade da delegacia especializada no atendimento de crianças e de adolescentes ao cometer a infração.

“O selo tem o objetivo de reduzir as desigualdades e promover a política pública em prol da criança e do adolescente. A gente ouviu sobre as demandas que envolvem a política voltada para esse público prioritário. A gente precisa ouvir os atores dessa política para que saibamos o que buscar para melhorar", destacou Júlia.

O mobilizador do Núcleo de Adolescentes (NUCA), Igor Oliveira, esclareceu que a realização do Fórum é a primeira ação da agenda de serviços que vão ser realizados pelo Selo. “Nós recebemos 8 indicadores do selo que devem ser trabalhados durante esses próximos anos.  A partir da realização do Fórum nós vamos construir um plano de ação que envolvem as três Secretarias municipais fundamentais do Selo que são Saúde, Educação e Assistência Social e vamos ter atividades a serem concluídas até o ano de 2024, que é quando a gente finaliza e vamos para receber mais uma certificação do selo”, esclareceu Igor.

“Estamos concorrendo a 5ª edição em busca de mais esse reconhecimento e nós estamos seguindo para cumprir essas etapas das avaliações.  O selo vem trazendo sempre novos projetos para a gente ir cumprindo, nós avançamos fortalecendo o sistema de garantia de direitos, convocando todos os atores que compõem o SGD dentro de Santarém, para que juntos após um dia de discussão, sejam estabelecidas metas e estratégias para construir um plano de ação do Selo Unicef", salientou  Celsa Brito Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

O Prefeito Nélio Aguiar observou que esse foi um evento de grande importância e destacou a parceria do Unicef. “A realização desse Fórum é muito importante, pois irá elaborar um plano de ação. A parceria com o Unicef, é uma parceria muito importante, o Unicef foi criado pela ONU e tem todo um critério técnico trabalhando com indicadores que  já iniciaram e estamos mantendo o que vem dando certo, parceria muito qualificada que vem trazendo e irá trazer muitos resultados nas políticas públicas de atenção a criança e ao adolescente.”  

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.