3. Assistência Social
  4. 15 de junho - Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é trabalhado com ações para o público e rede de atendimento
15 de junho - Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é trabalhado com ações para o público e rede de atendimento Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autora: Geisa de Oliveira

A campanha contra a Violência à Pessoa Idosa é trabalhada no mês de junho e a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) está com uma programação com ações que alertam para o tema. Hoje, 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa teve início um ciclo de palestras voltado para a rede de atendimento e um vídeo sobre o tema foi lançado nas redes sociais em divulgação a campanha. O vídeo pode ser conferido no instagram da Prefeitura.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), Glaucya Fiore, o ciclo de palestras foi pensado para qualificar e fortalecer o atendimento a este público. "Temos que cuidar de quem um dia cuidou da gente, não podemos deixar que os nossos idosos continuem sofrendo, por isso também preparamos o vídeo com a participação dos idosos atendidos pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI). Nada melhor do que eles para chamar a atenção da sociedade e dos familiares quanto a sua proteção”, observou a presidente.

De acordo com informações da vigilância socioassistencial durante o ano de 2020, o Centro de Referência especializado de Assistência Social (Creas) atendeu 68 casos de violência contra os idosos. E em janeiro a abril de 2021, a equipe atendeu 41 casos. Ou seja, somente em 4 meses do ano corrente os casos chegam a mais da metade dos casos atendidos em 2020, representando 60%  de um ano para outro, evidenciando aumento da violência contra a pessoa idosa.

“A divulgação desses dados nos preocupa, porém a população santarena está cada dia mais sensível e atenta a denunciar os casos de violações contra a pessoa idosa. Não devemos nos calar, nossos idosos devem ser protegidos principalmente por quem ele cuidou quando precisou”, pontuou Celsa Brito, secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

No dia 16 de junho, às 17h, nas redes sociais da Prefeitura de Santarém será transmitida uma live com os Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa de Santarém e de Mojuí dos Campos, OAB Subseção Santarém e Ministério Público Estadual.

Participaram do ciclo de palestras na manhã desta terça-feira (15), Roseana Matos representando a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito; o  Vereador Ângelo Tapajós; a coordenadora do Creas Jéssica Bentes; representando a OAB/Subseção Santarém Raimundo Djalma Boaventura Junior e o Tenente Coronel Valério Ferreira comandante do 35° Batalhão de Polícia Militar.