O mês de fevereiro trouxe um significado a mais para os 45 participantes do 1° ciclo de oficinas 2022 do Acessuas Trabalho.
Os participantes, usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no bairro Urumari, tiveram a oportunidade de identificar e desenvolver suas habilidades e se reconhecerem como agentes de transformação de suas próprias trajetórias pessoais e profissionais.
Legenda da foto: Roberta Branco, Coordenadora do Acessuas, destacou a importância do Programa aos participantes.
De acordo com a coordenadora do Acessuas, Roberta Branco, as oficinas objetivaram despertar, orientar e aproximar os usuários atendidos pela Política de Assistência Social ao mundo do trabalho.
“A nossa avaliação foi super positiva, nós conseguimos atingir o quantitativo desejado, tivemos a participação e a frequência 100% dos participantes, desde o início até o término, e hoje também a gente está aqui nesse momento para celebrar, confraternizar e parabenizar esses usuários que estiveram aqui conosco e como forma de incentivar para as próximas atividades a serem propostas a eles.”, avaliou Roberta.
A usuária Rosiene Oliveira Ferreira, 37 anos, contou sobre a oportunidade de participar do ciclo.
“É um momento excelente, uma oportunidade. A gente aprende muita coisa, eu aprendi coisas que eu nunca vi na vida, foi uma oportunidade de aprender mais profundo, eu me sinto capacitada. Eu acredito que agora estou preparada, eu aprendi fazer um currículo da forma objetiva, real. A nossa família sempre participa do Cras, meu filho tem 16 anos e sempre estamos aqui participando dos projetos. É um privilégio muito grande e estamos na expectativa para as novas atividades, cursos. Sou grata a tudo isso.”, contou a participante.
Legenda da foto: Rosivete exibe, feliz e grata, sua mais nova conquista.
“Como tem sido importante pra gente saber que os participantes das oficinas estão conseguindo vislumbrar novas oportunidades na vida. Estão, a partir de agora, preparados para elaborar um bom currículo, como se comportar, aptos para uma entrevista de trabalho e também para participar dos cursos que surgirão para que eles possam dar continuidade e poder sonhar com o mundo do trabalho. Esse é o nosso dever preparar os nossos jovens, as nossas mulheres para escrever sua própria história.”, observou Celsa Brito Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
Sobre o Acessuas:
O Programa Acessuas Trabalho é executado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e realizou, somente em 2021, o total de 54 oficinas de capacitação.