3. Agricultura e Pesca
  4. Serviço de Inspeção Municipal de Santarém torna-se referência em segurança alimentar para outros municípios
Serviço de Inspeção Municipal de Santarém torna-se referência em segurança alimentar para outros municípios Autor: Desconhecido

Alanda Matos
SIM incentiva a formalização de estabelecimentos agroindustriais, gera renda e fomenta o desenvolvimento

Autor: Luan Rodrigues

A Prefeitura de Santarém investe ações e projetos no município que o tornou modelo de boas práticas para outras prefeituras, organizações e instituições. Um exemplo  é o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) que garante a segurança dos alimentos que chegam às mesas dos consumidores e se tornou referência para gestores de várias cidades, que tem interesse em conhecer e aplicar o serviço.

Representando o prefeito Nélio Aguiar, o secretário de Agricultura e Pesca Bruno Costa e a coordenadora do SIM Derliany Lira estiveram na Cidade de Prainha, Região do Baixo Amazonas, na última quarta-feira (14),  para compartilhar sobre o serviço implantado em Santarém.

Secretário Bruno Costa explica sobre o SIM a gestores do município de Prainha.

Segundo o titular da Semap, Bruno Costa, o resultado é fruto do empenho da atual gestão que busca garantir a segurança alimentar da população, evitando possíveis contaminações e problemas alimentares.

“O quadro atual é o resultado concreto das ações implementadas pelo nosso governo. Os municípios estão nos procurando a fim de conhecer o nosso trabalho que desde 2017 só cresceu. Por meio desse serviço, garantimos a segurança alimentar da população, incentivamos a formalização de estabelecimentos agroindustriais, a geração de renda e, por consequência, ampliamos as receitas do município, fomentando o desenvolvimento local”, contou Costa.

SIM de Santarém é modelo em inspeções sanitárias.

De acordo com o secretário Municipal de Produção de Prainha, Arnoudo Pingarilho, o SIM de Santarém é uma referência nas questões documentais e inspeções sanitárias. A reunião entre os gestores permitiu conhecer a rotina dos fiscais de inspeção e compreender as metodologias aplicadas no dia-a-dia do trabalho.

“A troca de conhecimentos e a referência que o SIM possui ajudam e motivam outros municípios a adotarem rotinas semelhantes às seguidas em Santarém. Gostaríamos de agradecer o empenho de toda equipe que se dispôs a estar conosco nessa atividade”, disse Arnoudo.

Gestores de Santarém e Prainha.

Atualmente, 24 estabelecimentos em Santarém possuem o selo municipal. Desses, vinte são cadastrados no Serviço de Origem Animal (Simpoa) e quatro no de Origem Vegetal (Simpov). Os números são frutos do empenho da atual gestão, levando em consideração que até o ano de 2016, apenas seis empresas tinham registro no SIM, desde a sua criação em 2009.

O SIM é vinculado à Semap e preza pela qualidade dos produtos consumidos pela população. A Secretaria dispõe atualmente de médicos veterinários e agentes que são capacitados para o acompanhamento na produção e fabricação desses produtos.