Melhorar a trafegabilidade do homem do campo tem sido ação prioritária da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap). Apesar das condições adversas impostas pelo período chuvoso, o município tem mantido equipes de trabalho permanentes de terraplenagem na zona rural, executando serviços emergências nos pontos mais críticos, visando garantir trafegabilidade aos produtores, moradores e alunos que utilizam as estradas diariamente.
Nesta sexta-feira, 21, durante agenda de trabalho na região do Lago Grande, o titular da Semap, Bruno Costa, vistoriou os serviços de manutenção no ramal que dá acesso à Comunidade Jacaré. Na região, os trabalhos paliativos já contemplaram as comunidades: Itacumini, Caruci, Lago da Praia, Vila Socorro e Jacarezinho.
A medida faz parte de um amplo pacote de ações de infraestrutura rural que estão ocorrendo no interior, a fim de amenizar os impactos ocasionados pelas fortes chuvas registradas nos últimos dias no município. O fenômeno tem causado sérios prejuízos à malha viária rural.
Em resposta a essa situação climática desafiadora, outra frente de trabalho da Semap foi deslocada para região da Curuá-Una (PA-370), onde no momento realiza serviços nos ramais que dão acesso às comunidades: Pau Darco e Patos do Ituqui. Em paralelo, outra frente opera na região do Eixo Forte.
“A pedido do nosso prefeito Zé Maria Tapajós, estamos operando com um cronograma específico, reforçando o compromisso de resolver os transtornos, que são inevitáveis nesse período do ano, devido às fortes e frequentes chuvas que caem no município. Apesar das dificuldades, temos avançado na realização de ações de infraestrutura nas comunidades rurais, levando a maior estrutura para a população rural”, pontuou o secretário da Semap, Bruno Costa.
Por conta do inverno, a Semap atua com um cronograma de trabalho específico. As chuvas, no entanto, dificultam a execução dos serviços nos locais. Os demais pontos da zona rural que foram danificados serão contemplados levando em consideração os pontos mais críticos.