"Agora vamos sair da inércia e poder comercializar nossos produtos de maneira 100% regular dentro do município”, comemorou Joel de Andrade Brito, co-fundador da empresa Reinterra ao obter o certificado de nº 14 do Serviço de Inspeção Municipal de Origem Vegetal (Simpov).
A certificação assegura qualidade sanitária e a procedência, possibilitando ainda expansão de mercado no município. O selo municipal foi entregue oficialmente pelo secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, durante visita técnica recentemente na unidade que contou ainda com a presença da coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Derliany Lira e a chefe de seção do Simpov, Patricia Carvalho, além de sócios da empresa.
A empresa Reinterra, localizada na Travessa Silva Jardim, N° 1108- letra B, Bairro Aparecida, foi criada por três jovens a partir da necessidade de atenuar os desperdícios de alimentos em feiras locais da cidade de Santarém. Por meio do problema, adotoram-se medidas que poderiam diminuir os desperdícios evidenciados, transformando mercadorias que seriam descartadas em desidratados. Essa iniciativa se deu pelo programa de Empreendedorismo Sustentável “Floresta 360”, promovido pelo Centro de Empreendedorismo da Amazônia.
Desde então, a empresa desenvolve a desidratação de legumes e verduras desperdiçados para utilização na produção de alimentos 100% naturais livres de agrotóxicos, conservantes, aromatizantes ou qualquer substância nociva à saúde humana.
De acordo com Joel de Andrade Brito, a obtenção do selo representa uma oportunidade de crescimento no mercado.
"É muito importante para a gente receber o certificado do SIM, pois abre um universo de contatos e negócios a partir disso. Com certeza este selo vai ajudar muito no nosso crescimento, sobretudo porque passa uma segurança para o consumidor, de que ele pode confiar na procedência do que está comprando. E o atendimento da Prefeitura foi excelente, nos acompanharam durante todo o processo e ficamos muito satisfeitos com o serviço", completou Brito.
Em parceria com os agricultores familiares, a empresa atua em Santarém com foco ao combate em relação ao desperdício de alimentos (cebolinha, salsa, coentro, tomate, cenoura) dentro das feiras livres. Uma iniciativa que valoriza a agricultura familiar, gera renda e diminui o desperdício de alimentos.
Para que a certificação fosse concedida à empresa, os médicos veterinários e agrônomos do SIM, que é vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), foram os responsáveis pela fiscalização, visitas técnicas e orientações.
Derliany Lira, médica veterinária e coordenadora do SIM, explica que para obter o credenciamento, os estabelecimentos cumprem rígidos requisitos de qualidade e inspeção sanitária, solicitados pela Prefeitura.
"A Secretaria dispõe atualmente de médicos veterinários e agentes que são capacitados para o acompanhamento na produção e fabricação desses produtos. Os procedimentos operacionais de adequações e ajustes necessários, conforme as normas e leis vigentes foram solicitadas e atendidas. Estamos atuando para fortalecer a economia da cidade, incentivando a qualificação e modernização da produção local a fim de que tenhamos produtos de qualidade para nossa população”, explicou.
Mais de 40 empresas possuem registro no SIM
Com essa entrega, a Prefeitura chegou a 44 empresas que possuem registro junto ao SIM. Dessas, 30 são cadastradas no Serviço de Origem Animal (Simpoa) e 14 no de Origem Vegetal (Simpov).
Segundo o titular da Semap, Bruno Costa, a iniciativa é apoiada pelo prefeito Nélio Aguiar, que sempre foi um entusiasta ao incentivo à formalização de empresas e estabelecimentos agroindustriais dentro do município.
“Um programa importante do município, de uma política pública inclusiva, que oferece oportunidade de desenvolvimento da agricultura familiar. A certificação beneficia os pequenos produtores, assim como as empresas, permitindo que regularizem e sujeitem sua produção a inspeção legais, proporcionando estabilidade jurídica. Isso, por sua vez, viabiliza o crescimento de seus negócios, impulsiona as vendas e cria oportunidades de emprego, aumentando também a arrecadação do município”, destacou Costa.
SIM - A Prefeitura de Santarém instituiu o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), através da Lei nº 18.333 de 14 de dezembro de 2009. Desde então, a normativa regula a obrigatoriedade da prévia inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis no município. O serviço é de caráter permanente e realizado exclusivamente por médicos veterinários e agentes de inspeção capacitados e comprometidos com a saúde pública.