Iniciou nesta terça-feira, 21, em Santarém e prossegue até quinta-feira, 23, a I Capacitação voltada para “Cultura do Cacau: Manejo de produção, fitossanidade e beneficiamento”. Nesses dias, produtores e técnicos dos municípios de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra, além da Emater, participam de um ciclo de palestras, ministrado pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). O objetivo é fortalecer as ações voltadas para o cultivo do cacau na região, visando alavancar a produção cacaueira e assim gerar mais renda para os produtores.
A abertura oficial aconteceu na manhã desta terça-feira, 21, no auditório da Secretaria Regional de Governo do Baixo Amazonas, com presença do coordenador do Serviço de Difusão de Tecnologia da Ceplac, Paulo Henrique, secretário de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, secretário de Agricultura e Pesca de Santarém, Bruno Costa, coordenadora de Agricultura Familiar, Silvia Rebelo, vereador Alexandre Maduro, além de representantes dos municípios de Belterra e Mojuí dos Campos, produtores e técnicos.
Os cursos terão duração de dois dias, sendo o primeiro voltado para as aulas teóricas e o último para a prática, que será realizada em uma propriedade no município de Belterra.
As palestras ocorrem simultaneamente. Sendo que uma na Escola do Parque, proferida aos produtores com a temática: derivados do cacau, chocolates artesanais e aproveitamento de frutos. E aos técnicos, no auditório do Centro Regional de Governo, voltado para manejo e fitossanidade da cultura do cacau.
O coordenador regional da Ceplac, Paulo Henrique, afirmou que o objetivo da entidade é expandir a cultura do cacau em várias regiões do Pará, em quantidade e qualidade.
"Essa capacitação é fundamental para que possamos potencializar uma vocação extraordinária no estado, que é a produção do cacau. Devemos, cada vez mais, criar políticas públicas e ações que possam ganhar ainda mais escala em face à qualidade do cacau, não somente na região da Transamazônica, mas em todas as regiões, como no Baixo Amazonas”, relatou.
A Prefeitura de Santarém tem investido na expansão da cultura do cacau, a fim de colocar o município na rota da fruta. De acordo com o secretário da Semap, Bruno Costa, a lavoura do cacau em breve deverá tomar novo impulso na região.
"Nosso objetivo é mostrar aos nossos produtores que a produção de cacau é uma alternativa viável e rentável. Estamos otimistas para a expansão desta importante cultura e Santarém é um dos municípios onde o cultivo tem grandes chances de ser incrementado. Fortalecer a produção rural e dar suporte para os agricultores da região é um compromisso da gestão do nosso prefeito Nélio Aguiar", destacou Costa.
O produtor Adamor Marques da comunidade Samaúma, região da Curuá-Una (PA 370) aprovou a iniciativa. Ele conta que já recebeu do município mudas de cacau para incrementar a atividade agrícola em sua propriedade.
"O apoio da Prefeitura está sendo importante para darmos prosseguimento às atividades no campo. Com essa capacitação, a esperança é que possamos mudar nossas condições de vida com a plantação de cacau”, contou.
A coordenadora do Ciprof, Elis Rebelo, lembra que a gestão vem apoiando a agricultura familiar de diversas formas, principalmente, com programas que beneficiam diretamente o pequeno produtor.
"Estamos em busca de trazer de fato o cacau para Santarém. Dessa forma, trazemos uma nova possibilidade de produção para os nossos agricultores. Estamos levando capacitações, mecanização agrícola, apoio técnico e cursos de plantio e manejo. A participação dos produtores no evento vai contribuir para o fortalecimento do setor cacaueiro no município, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos e, consequentemente, impulsionando o desenvolvimento econômico", destacou.
O evento é uma realização da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), via Coordenadoria de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof), em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), e as Prefeituras de Mojuí dos Campos e Belterra.