3. Agricultura e Pesca
  4. Prefeitura implanta Unidade Demonstrativa de mandioca visando o fortalecimento da cadeia produtiva na região
Prefeitura implanta Unidade Demonstrativa de mandioca visando o fortalecimento da cadeia produtiva na região Autor: Divulgação Semap

Luan Rodrigues
Projeto objetiva a multiplicação e transferência de materiais propagativos de mandioca, com qualidade genética e fitossanitária.

Com o objetivo de impulsionar a produção da mandioca no município de Santarém, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), via Coordenadoria de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof), iniciou nesta semana o processo de implantação de uma Unidade Demonstrativa (UD) para a produção de mandioca. Com a iniciativa, o governo busca impulsionar a produção da raiz na região e apresentar novas tecnologias para pequenos produtores rurais.

A UD foi implantada em uma área na UAGRO de Santa Rosa (Base Física da Sedap), localizada na Santarém Curuá-Una PA-370. A ideia é viabilizar a transferência de tecnologia agrícola entre os produtores rurais. Com a metodologia aplicada, será possível demonstrar os resultados do pacote tecnológico instalados sob a supervisão do corpo técnico do Ciprof.

UD implantada em área da UAGRO de Santa Rosa.

Na unidade, estão sendo cultivadas variedades de mandioca com alto potencial produtivo, como a Bentivi, Piraiba, Xingu, Poty e Quiriri.

"Essas cultivares apresentam maior qualidade, produtividade, precocidade e resistência a patógenos. O intuito é fazer com que vários agricultores familiares da região tenham acesso ao material, possam aumentar sua área de plantio e, consequentemente, suas rendas”, esclarece o técnico em Agricultura, Juvenal Araújo.

A mandioca plantada dentro da UD será colhida em um prazo de 12 a 18 meses. Após a colheita e de posse dos resultados, o Ciprof avaliará os resultados e apresentará propostas para que outros agricultores da região também implantem o mesmo projeto em suas propriedades.

Mandioca será colhida de 12 a 18 meses; Semap/Ciprof avaliará resultados e informará a outros agricultores.

De acordo com a coordenadora do Ciprof, Elis Silvia Rebelo, o município vem promovendo uma série de ações que visam o desenvolvimento da cadeia da mandiocultura, não apenas atuando diretamente com o fomento aos agricultores, mas, sobretudo através do diálogo com diversas instituições públicas e privadas voltadas ao setor produtivo.

"Estamos trabalhando para melhorar a eficiência e modernizar o sistema produtivo da mandioca, levando aos produtores novas práticas como o plantio direto e o plantio de novas culturas. Por meio desta iniciativa, queremos alavancar a cultura apresentando viabilidade técnica, econômica e rentabilidade aos agricultores. Com isso, a cadeia ganha eficiência e tecnologia”, destacou.

Em constante evolução na agricultura, o município está inovando cada vez mais no campo, fazendo uso de modernas tecnologias e manejos eficientes que estão garantindo uma produtividade mais elevada nas propriedades rurais.

"Enquanto município temos buscado apoiar o trabalhador rural por meio de vários programas. A medida segue determinação do nosso prefeito Nélio Aguiar. Estamos usando todos os meios possíveis para ajudar a agricultura familiar a se desenvolver”, destacou o secretário da Semap, Bruno Costa.

O projeto conta ainda com o apoio da Secretaria do Estado de Desenvolvimento e Agropecuário e da Pesca (Sedap), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Sindicato Rural de Santarém (Sirsan) e Empresa Super Coman.