Agricultores familiares de Santarém serão beneficiados com o repasse de 150 mil sementes híbridas de cacau, adquiridas junto à Comissão Executiva da Lavoura Permanente de Cacau (Ceplac). As sementes chegaram na sexta-feira, 31, no município, e nesta segunda-feira, 3, já começam a ser distribuídas. O objetivo é dar continuidade ao projeto de expansão da cacauicultura, fomentando a agricultura familiar, promovendo o desenvolvimento econômico da região.
A aquisição e o repasse das sementes são frutos de uma parceria entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), via Coordenadoria de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof), que coordena a ação e a Ceplac.
Oriundas de um campo de melhoramento genético da Ceplac, instalado na cidade de Medicilândia, as sementes começam a ser distribuídas aos agricultores no início de semana. Para efetivar a participação no desenvolvimento da cadeia produtiva, o agricultor teve que realizar um cadastro na Semap.
A coordenadora do Ciprof, Sílvia Rebelo, esteve em Medicilândia, juntamente com técnicos do município, e destacou a importância da ação que vai de encontro aos objetivos previstos pela gestão para os próximos anos.
"A ação representa um importante passo para o município, que agora tem a oportunidade de diversificar suas atividades agrícolas e fortalecer a produção de cacau. Além disso, o projeto contribui para a valorização e expansão da cultura, promovendo a sustentabilidade e o progresso da região. A atividade visa fomentar a cultura e, com isso, gerar mais oportunidades de trabalho e renda ao produtor”, concluiu.
Ultimamente, a Prefeitura tem buscado investir na expansão da cultura do cacau, a fim de colocar o município na rota da fruta. Somente em 2023, mais de 115 mil sementes foram entregues a 70 produtores, o que possibilitou a efetividade da ação.
Capacitação
Na última semana, a Prefeitura promoveu, no viveiro municipal, localizado no Parque da Cidade, uma capacitação para 30 agricultores sobre a cultura do cacau. O treinamento teve como principal objetivo repassar orientações sobre a retirada da mucilagem da fruta, profundidade de semeadura e transplantio correta de mudas.
O técnico Alexandre Canté foi um dos palestrantes e pontuou que o curso visa capacitar agricultores, fornecendo-lhes conhecimentos essenciais sobre as técnicas do cacau.
"Essa técnica é vital para a produtividade e saúde das plantações de cacau. É importante que produtores rurais busquem continuamente conhecimento para aplicar nas suas lavouras de cacau. Momentos como este têm de ser multiplicados e as técnicas que foram abordadas devem ser aplicadas e difundidas com outros produtores de cada região”, ressalta.
Para a agricultora familiar Dilsa dos Santos, que aposta na diversificação agrícola de sua propriedade plantando cacau, o curso veio na hora certa.
"O curso me ajudou muito. Estava com muitas dúvidas sobre o plantio, com o manejo do cacaueiro e pude saná-las e aprender muita coisa nova. A partir dos conhecimentos obtidos, pretendo investir na produção”, contou.
O secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, afirma que a capacitação foi muito importante para o município que busca expandir a produção.
"É mais uma etapa do programa que estamos juntos dos agricultores realizando treinamento. São orientações repassadas em treinamento a fim de que a gente possa conduzir essa cultura de grande importância para o futuro agrícola em Santarém. Além disso, queremos mostrar aos nossos produtores rurais que a produção de cacau é uma alternativa viável e rentável", destacou.