A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), realizou no último fim de semana, a entrega de motobombas, mangueiras e caixas d’água a comunidades das regiões do Tapará, Aritapera e Urucurituba, afetadas pela falta d´agua em razão da forte estiagem. A medida faz parte do plano de ação emergencial do município, instituído pelo prefeito Nélio Aguiar, para o enfrentamento dos efeitos ocasionados pela seca que, este ano, tem sido mais severa e já é considerada uma das maiores dos últimos 15 anos.
Os equipamentos foram entregues às localidades que tiveram processo de situação de emergência homologado junto à Defesa Civil Municipal. Neste primeiro momento, a ajuda humanitária contemplou 18 comunidades. O objetivo é ampliar a capacidade de enfrentamento e proporcionar uma resposta mais rápida para as famílias atingidas.
O kit reservatório será alocado próximo às nascentes para realização da sucção da água. Por conta da severa seca dos rios, os ribeirinhos precisam sair das comunidades e andar longas horas para chegar às margens e se abastecerem.
Igarapé da Praia, na região do Tapará, está entre as 18 comunidades atendidas pelo município. Francisco Vasconcelos, presidente da associação comunitária, destacou o esforço municipal para assegurar o bem-estar das pessoas impactadas pela estiagem.
"Gostaríamos de enaltecer o trabalho que a gestão vem realizando no momento, fazendo com que chegue até nós o básico, a exemplo a água. A entrega desses materiais vai nos possibilitar o acesso à água, por meio de sucção dos braços de rios, gerando qualidade de vida às famílias que sofrem com a falta do líquido”, contou.
O secretário da Semap, Bruno Costa, esteve representando o prefeito Nélio Aguiar nas entregas. Na ocasião, destacou o esforço do município no enfrentamento à seca.
"A seca tem sido um obstáculo para a população ribeirinha, dificultando o acesso a suprimentos essenciais como é o caso da água potável. A Prefeitura tem implementado diversas ações para mitigar os impactos e reduzir o sofrimento da população. Com essas políticas estamos levando mais esperança às famílias afetadas pela estiagem”, destacou.
Com a forte estiagem que afeta Santarém, comunidades ribeirinhas enfrentam inúmeros desafios, tornando o trabalho e assistência do município fundamental. De acordo com o prefeito Nélio Aguiar o objetivo da força-tarefa é proporcionar uma resposta rápida aos munícipes, considerando o impacto significativo.
"Estamos dando continuidade ao plano de ação que foi acordado com as comunidades após visita técnica. É mais uma etapa do trabalho a fim de amenizar os transtornos que a estiagem vem causando aos ribeirinhos. Nossa meta é continuar trabalhando e amparando as famílias atingidas pela forte seca no município”, destacou.
Outras ações já foram colocadas em prática pelo município, como a entrega de veículos para ajudar na locomoção dos moradores, cestas humanitárias, contendo alimentos e água potável, bem como investimentos em equipamentos e decretação de situação de emergência.
A força tarefa envolve ainda a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) e a Câmara Municipal de Santarém.