3. Agricultura e Pesca
  4. Prefeitura capacita médicos veterinários e agentes de inspeção sobre o SIM
Prefeitura capacita médicos veterinários e agentes de inspeção sobre o SIM Autor: Desconhecido

Prefeitura capacita médicos veterinários e agentes de inspeção sobre o SIM

Alanda Matos
Profissionais foram instruídos sobre o Serviço de Inspeção Municipal que preza pela qualidade dos produtos consumidos pela população.

Autor: Luan Rodrigues

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), promoveu na tarde da última quinta-feira (08) uma capacitação para médicos veterinários e agentes de inspeção municipal. O encontro ocorreu no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam) e visou atualizar os profissionais que atuam permanentemente na área de inspeção de produção de matérias primas de origem animal e vegetal para garantir que os alimentos cheguem seguros na mesa da população.

A facilitadora foi a médica veterinária e coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Derliany Duarte. Os principais temas abordados foram: legislação sanitária, qualidade de produto, boas práticas de fabricação, registro de produtos e rótulos, fiscalização e registro de estabelecimentos.

“Nosso objetivo é não só capacitá-los para o novo serviço de inspeção, mas também para que percebam a importância de prestarem um serviço melhor para a população. Este momento é importante, tendo em vista que os nossos servidores realizam esse trabalho no que se refere à saúde pública. Além disso, possibilita o conhecimento quanto às novas atualizações das legislações vigentes para que eles possam estar preparados para executarem um serviço de qualidade de inspeção no município", contou a coordenadora, Derliany Duarte.

Profissionais foram atualizados sobre as práticas de fabricação e demais assuntos envolvidos.

O SIM é vinculado a Semap e preza pela qualidade dos produtos consumidos pela população. A Secretaria dispõe atualmente de médicos veterinários e agentes que são capacitados para o acompanhamento na produção e fabricação desses produtos.

A agente de inspeção, Joyce Miranda aprovou a atividade. "Para nós médicos veterinários essa capacitação é extremamente importante, pois busca padronizar os procedimentos adotados nas diferentes instâncias, atendendo ao princípio da legislação. Possibilita ainda a seguridade que o serviço dispõe quanto à fiscalização das carnes que são ofertadas para o consumo da população entre outros", destacou Joyce.

Atualmente, vinte e quatro estabelecimentos possuem o selo municipal. Desses, vinte são cadastrados no Serviço de Origem Animal (Simpoa) e quatro no de Origem Vegetal (Simpov). Os números são frutos do empenho da atual gestão, levando em consideração que até o ano de 2016, apenas seis empresas tinham registro no SIM, desde a sua criação em 2009.

"É um marco da nossa gestão dar o apoio as empresas para que tenham o cadastro no SIM. Por meio disto, elas garantem inúmeras vantagens na comercialização, com melhor aceitação e reconhecimento dos consumidores que dão total preferência na compra do alimento. Além disso, garantimos a segurança alimentar da população, incentivando a formalização de estabelecimentos agroindustriais, a geração de renda e, por consequência, ampliamos as receitas do município, fomentando o desenvolvimento local", destacou o Secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa.