3. Agricultura e Pesca
  4. Prefeito Nélio autoriza instalação e montagem de equipamentos para tratamento de águas subterrâneas na várzea
Prefeito Nélio autoriza instalação e montagem de equipamentos para tratamento de águas subterrâneas na várzea Autor: Arquivo - Agência Santarém

Luan Rodrigues
As comunidades beneficiadas são: Costa do Tapará, Cabeça D’onça e Tapará Grande.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), deu mais um passo importante na universalização para garantir saneamento básico para a zona rural. Na última terça-feira, 6, o prefeito Nélio Aguiar assinou, por meio da plataforma digital 1Doc, a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras de instalação e montagem de equipamentos para tratamento de águas subterrâneas captada de poço tubular nas comunidades Costa do Tapará, Cabeça D’onça e Tapará Grande, na várzea.

Nas três localidades, o município já havia construído microssistemas de água, com um investimento inicial de R$ 1.085.969,50, recursos do Tesouro Municipal. Os poços foram perfurados em profundidade indicada de 150 metros, porém, estudos de laboratório, realizados nas amostras de água bruta retirada dos poços, atestaram altos teores de Ferro, tornando-a imprópria para consumo humano.

Resultado das análises - As análises apontaram os seguintes níveis de Ferro nas amostras: Tapará Grande 5,76; Costa do Tapará 3,16; Cabeça D´onça 0,97mg/L, enquanto que o valor máximo permitido de acordo com referência utilizada (Portaria GM/MS N⁰ 888) é de 0,3 mg/L.

De acordo com o engenheiro sanitarista da Semap, João Santos, após análise técnica, verificou-se a necessidade de implantação de um sistema de tratamento para combater os índices de Ferro presentes nas amostras de água.

"Em geral, isso acontece devido às comunidades estarem localizadas em uma área ribeirinha de várzea, diferente de outras regiões como, por exemplo, de terra firme. Os solos de várzea são desenvolvidos nas planícies de inundação, sobre sedimentos depositados pelas águas dos rios. Até por isso, os projetos de construção de microssistemas elaborados pelo município para essas regiões são diferentes, com poços mais profundos. Portanto, levar saneamento básico para essa região não é uma tarefa simples”, afirmou.

O sistema de tratamento de água que será instalado é do tipo desferrização, para vazão de 15m³/h, incluindo tanques de fibra de vidro com válvulas automáticas.

Prefeitura vai implantar sistemas de tratamento de água na várzea.

A empresa vencedora da licitação - Construtora Norte do Tapajós LTDA - executará os serviços no prazo de 60 dias. O investimento é de R$ 225.949,01, recurso proveniente do Tesouro Municipal.

O prefeito Nélio Aguiar reitera os esforços e a dedicação do município em levar água de qualidade para a região de várzea.

"Com base nesses indicadores, justificamos a necessidade da utilização de um processo de filtragem para manter esses índices dentro dos padrões permitidos para o consumo humano. Estamos dando um passo importante a fim de garantir água de qualidade e saneamento básico para a população dessas comunidades".

O titular da Semap, Bruno Costa, lembra que há décadas essas comunidades sofrem com a falta do líquido potável e utilizam água do rio Amazonas para os afazeres domésticos, consumo e outras finalidades. Ele garante que em breve esse panorama vai mudar.

"Na Amazônia, sabemos que morar às margens do rio não é garantia de ter água com qualidade para o consumo. Comunidades ribeirinhas da região de Várzea que são banhadas pelo rio Amazonas, sofrem com a água barrenta. Para mudar esse panorama, o nosso prefeito Nélio Aguiar está implementando vários projetos que estão transformando a vida de quem mora na região ribeirinha. Tão logo estaremos realizando a entrega desses novos sistemas de água para a população”, informou Costa.

Cabeça D’ Onça – Fica distante cerca de 48 km da área urbana, e atualmente é composta por aproximadamente 355 habitantes distribuídos em 71 famílias.

A Prefeitura já realizou a perfuração de um poço tubular profundo de 140 metros; estrutura em concreto pré-moldado para um reservatório de 20.000L; 1.997 metros de rede de distribuição de água e 70 ligações domiciliares; o sistema também será movido a energia alternativa – fotovoltaica (energia solar). Foi instalado um sistema de energia composto por kit estrutura, painéis solares, conectores, inversor e bomba submersa, com tensão suficiente para atender a demanda da bomba trifásica.

Costa do Tapará – Fica distante cerca de 25 km da área urbana. Atualmente, a comunidade possui 1.125 habitantes distribuídos em 225 famílias.

Já foi concluída a perfuração de um poço tubular profundo de 150 metros; estrutura em concreto pré-moldado para um reservatório de reservatório de 40.000 l que funciona com tratamento de água e chafariz.

Tapará Grande – Distante cerca de 32 km da área urbana, atualmente a comunidade possui aproximadamente 158 famílias.

O município já concluiu o poço profundo de 150 metros; estrutura em concreto pré-moldado para um reservatório de 20.000 l que funciona com chafariz; o sistema também é movido a energia alternativa – fotovoltaica (energia solar).