Uma comitiva da Prefeitura de Santarém, liderada pelo prefeito Nélio Aguiar, juntamente com o secretário regional de Governo, José Maria Tapajós, vereadores e secretários municipais, esteve visitando na quinta-feira (12) e sexta-feira (13) comunidades das regiões do Urucurituba, Aritapera e Tapará. O objetivo foi acompanhar de perto a situação da seca e, principalmente, ouvir as reivindicações dos moradores afetados pela forte estiagem. A seca enfrentada pelos ribeirinhos já é considerada uma das maiores dos últimos 15 anos.
Durante a visita, o chefe do Executivo Municipal dialogou com os moradores e destacou quais medidas emergenciais serão implementadas para atenuar os impactos da seca. Entre os principais problemas apontados pelos ribeirinhos está a locomoção, escassez de abastecimento e água potável.
"Já tivemos outras secas, mas essa está sendo a pior de todas. Devido à estiagem, os braços de rios se tornaram inavegáveis, causando escassez de suprimentos em nossas comunidades. Ficamos felizes com a presença do prefeito na região, onde o mesmo se mostrou sensível a nossa realidade colocando-se à disposição em nos ajudar”, disse o representante da comunidade Campos do Uricurituba, Aluilson Santos.
Para minimizar os danos à população, várias ações serão realizadas pela Prefeitura de forma emergencial, como entregas de veículos (caminhão e caminhonete) para ajudar no transporte, motobombas, caixas d’água, cestas básicas e água mineral.
Segundo o gestor municipal, os auxílios e benefícios concedidos reforçam o compromisso do governo com as comunidades neste momento de adversidade.
"Estamos unindo forças e estratégias para minimizarmos os efeitos da estiagem. A crise hídrica vem prejudicando comunidades ribeirinhas na busca de água potável e, também, na realização de atividades rotineiras, em razão do desabastecimento de água e da inviabilidade da locomoção, causando sérios prejuízos de ordem social, econômica e humana”, disse o prefeito.
A Prefeitura, via Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), entregou recentemente às comunidades Campos do Urucurituba, Campos do Aramanaí e Igarapé do Costa duas caminhonetes para auxiliar na locomoção dos moradores, escoação da produção e abastecimento de água.
"Nosso prefeito Nélio Aguiar não tem medido esforços no sentido de buscar soluções, a fim de amenizar os transtornos que a estiagem vem causando aos ribeirinhos. Motobombas, caixas d’águas, dentre outras medidas estão incluídas no plano de ação, e tão logo serão entregues a estas comunidades”, relatou o secretário da Semap, Bruno Costa.
A comitiva visitou as comunidades: Campos do Aramanaí, Campos do Uricurituba, Centro do Aritapera, Saracura, Igarapé da Praia, Santa Maria, Tapará Mirim, Costa do Aritapera e Costa do Tapará.
Galeria