3. Agricultura e Pesca
  4. Oito toneladas de pescado são vendidas no primeiro dia de feira na região metropolitana de Santarém
Oito toneladas de pescado são vendidas no primeiro dia de feira na região metropolitana de Santarém Autor: Agência Santarém

Luan Rodrigues
Comercialização do pescado segue até quinta-feira, 6. Estão disponíveis 25 toneladas de pescado

O primeiro dia da Feira do Pescado na região metropolitana de Santarém contemplou a expectativa de vendas dos produtores. Somente neste primeiro dia de evento, 8 toneladas de pescados foram comercializadas, em seis pontos de vendas em Santarém, além de Belterra e Mojuí dos Campos. A Feira iniciou nesta quarta-feira, 5, às 7h e segue até a quinta-feira, 14.

Por conta da Semana Santa, cresce a busca por peixes na região, e em Santarém, para atender a grande demanda da população, facilitando o acesso do consumidor ao pescado, seis locais estratégicos para vendas foram preparados no horário das 07h às 18h nos seguintes locais: Parque da cidade; Feira da Cohab; Porto dos Milagres; Primeira Rotatória da Fernando Guilhon (Sentido centro bairro); Praça da Nova República e Rodovia Everaldo Martins KM 19 – Comunidade São Pedro.

A feira tem como objetivo assegurar o abastecimento e evitar o aumento exagerado dos preços do produto que neste ano está disponível aos clientes a partir de R$ 18. As espécies ofertadas aos consumidores são: tambaqui, tambatinga, matrinxã e pirarucu.

As opções de escolha são garantidas pelos produtores que já elencam o tambaqui como o peixe favorito dos consumidores.

“A nossa expectativa é que consigamos vender todo o nosso pescado, já que é um período muito esperado por nós piscicultores que ficamos ansiosos pela data religiosa, pois as vendas se multiplicam. Agradecemos a parceria do poder público. Tudo está bem organizado; o público está comparecendo e todo mundo vai poder levar o seu pescado para casa,” argumentou o piscicultor, Aloísio Júnior.

O autônomo Manoel dos Santos, 57, anos chegou cedo em um dos pontos distribuídos em Santarém, o Parque da Cidade, para garantir o peixe para a Semana Santa.

“Estava na expectativa para o dia da feira, pois sei que a prefeitura faz todos os anos e com preço acessível, pois nesta época o valor do peixe é mais alto e, com esse projeto, podemos manter a tradição de ter o peixe em nossa mesa”, relata.

Maria da Piedade, 45, anos veio em busca do alimento tradicional do calendário Cristão. A moradora do bairro Esperança, disse estar satisfeita com os valores e com os produtos oferecidos na feira.

"Muito boa essa feira idealizada pelo governo, pois facilita o acesso do consumidor ao pescado em locais mais próximos de onde residem. Facilitou muito, até porque, prefiro comprar sempre peixe fresco. Estou satisfeito com as opções e qualidade do pescado”, comentou.

Representando o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, o secretário de Agricultura e Pesca Bruno Costa, esteve visitando os pontos de vendas durante a manhã, acompanhado do secretário Regional de Governo do Oeste do Pará, José Maria Tapajós, além do gerente Regional da Sedap, Rodrigo Maia. Na oportunidade ressaltou que o evento é uma forma de incentivar a produção local e beneficiar o consumidor com produto de qualidade.

“Ficamos contentes com a procura dos consumidores neste primeiro dia, porque nossa intenção é aumentar o mercado produtor da piscicultura e garantir um pescado com preço acessível à população. Assim, os dois lados ganham e a economia local cresce. Enquanto município, queremos oferecer para a comunidade um produto saudável, fresco e de preço justo, além de oportunizar ao produtor um local adequado para a comercialização mais próxima ao consumidor final", avaliou Costa.

A feira do Pescado é uma realização da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), através da Coordenadoria de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), em parceria com os piscicultores, Secretarias de Agricultura e Pesca de Mojuí dos Campos e Belterra, dentre outros parceiros da esfera municipal e estadual.

“Um evento que incentiva o fortalecimento da piscicultura e da economia local. A Semana Santa é uma excelente oportunidade para os produtores comercializarem sua produção. Enquanto isso, os consumidores adquirem um produto fresco, com qualidade e variedade. Em 2023, nossa expectativa é comercializar 25 toneladas de pescado”, disse o gerente Regional da Sedap, Rodrigo Maia.

Fiscalização - Para manter a segurança e comercialização do pescado, fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT), além da Vigilância Sanitária, estiveram nos pontos de venda realizando um trabalho de orientação sobre o armazenamento correto do pescado e proibição de obstrução de vias.

Mais opções para o consumidor - Além da tradicional Feira do Pescado, a população também poderá visitar as feiras e mercados de Santarém, onde encontrará oferta de pescados variados que advém do pescador artesanal, bem como produtos hortifrutigranjeiros.

Funcionamento nos mercados municipais - Em virtude do Feriado da Semana Santa os mercados municipais terão horário especial, a fim de atender a população no abastecimento de gêneros alimentício, sendo:

Quinta-feira (06/04) – 5h às 18h;

Sexta-feira (07/04) – somente funcionará o Mercadão 2000 e Mercado Modelo – 5h às 12h;

Sábado (08/04) – 5h às 12h;

Sábado (09/04) – 5h às 12h;