1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Agricultura e Pesca
  4. No Dia do Agricultor, Prefeitura parabeniza e celebra investimentos que fortalecem a produção no campo
No Dia do Agricultor, Prefeitura parabeniza e celebra investimentos que fortalecem a produção no campo Autor: Desconhecido

No Dia do Agricultor, Prefeitura parabeniza e celebra investimentos que fortalecem a produção no campo

Alanda Matos
Publicado em - Atualizado
Recuperação de ramais, equipamentos agrícolas e microssistemas de água são alguns dos recursos que o atual governo investiu para protagonizar ação no campo

Autor: Luan Rodrigues

 

Recuperação de ramais, equipamentos agrícolas e microssistemas de água são alguns dos recursos que o atual governo investiu para protagonizar ação no campo

Hoje, 28 de julho, é dia de celebrar o agricultor, profissional do campo que tira da terra o próprio sustento, movimenta a economia e garante o alimento que chega às mesas dos consumidores. Diante de tamanha expressão do seu trabalho, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e a Coordenadoria de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof), investe e apoia o agricultor, para garantir-lhe condições de renda, qualidade de vida e segurança alimentar.

A atual gestão tem investido em políticas públicas para fortalecer o setor agrícola. As ações se dão de diversas formas, incluindo a entrega de máquinas para mecanização; recuperação de ramais; entrega de microssistemas de água, além de entregas de grupos geradores.

"Falar dos agricultores familiares é falar da grandeza de homens e mulheres, que todos os dias, faça sol ou chuva, estão no campo, semeando a terra para colher alimentos, contribuindo para o abastecimento das feiras e o desenvolvimento sustentável. É falar de um modo de vida que compreende a importância da preservação ambiental e da valorização de um trabalho que se utiliza da terra para prover a alimentação de toda a população. Nesse sentido, seguiremos investindo em políticas públicas voltadas para a classe, tendo em vista que a metade da alimentação que chega à mesa da população é proveniente da agricultura familiar", disse o Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.

Equipamentos agrícolas

A entrega de patrulhas mecanizadas e equipamentos agrícolas auxiliam na modernização do setor e contribuem para o bom desempenho da produção.  É o município que ajuda o agricultor com assistência técnica e mecanização da área plantada.

Segundo a coordenadora do Ciprof, Elis Rebelo, a diversificação da agricultura, que é uma realidade no município, tem gerado uma grande demanda de atividades voltadas ao uso da patrulha mecanizada para realização de melhorias nas propriedades rurais.

“Até o momento, aproximadamente 200 hectares de áreas foram preparadas em propriedades rurais, nas regiões: Eixo Forte, Curua-Una, Ituqui, Lago Grande e Arapixuna. O trabalho beneficiou aproximadamente 150 famílias. O nosso objetivo é fazer com que haja produção nas propriedades rurais, como está havendo, com geração de emprego, renda, com dignidade para as famílias do campo", comentou Elis.

Um dos beneficiados foi o agricultor Fernando Nascimento da Comunidade Boa Esperança que desde a infância se dedica na produção de mandioca.  Para ele, o apoio da prefeitura é essencial para que a produção seja excelente.

Fernando Nascimento conseguiu alavancar o negócio agrícola com mecanização entregue pela Prefeitura.

 

"Esse acompanhamento e assistência oferecida pelo município fazem com que a nossa produção seja ótima. A conservação, o preparo do solo e o plantio envolvem técnicas que colaboram diretamente com a produtividade. Nós produtores ficamos gratos pela parceria", destacou Fernando.

Recuperação de ramais

A eficiência no escoamento da produção agrícola em Santarém passa pelas boas condições de tráfego das estradas rurais. A fim de garantir que caminhões levem produtos de qualidade do campo para a cidade sem contratempos, o governo intensificou as obras nas principais rotas próximas as áreas produtoras de grãos, hortaliças, carnes e outros gêneros.

“Desde 2017, e, até o momento, já recuperamos mais de 1.635,6 km de estradas em várias regiões do município. Esse tipo de benfeitoria está em nível avançado. Antes, as vicinais não tinham a mínima condição de tráfego, hoje recebem a aprovação dos usuários e moradores que necessitam se deslocar para a zona urbana, como também, escoar a produção. Sabemos que a maioria das regiões ficam localizadas dentro de assentamentos, e que a responsabilidade de gestão é de outro órgão. No entanto, o município sensível a esta realidade tem buscado minimizar os problemas nessas áreas, dentro da esfera de sua competência, levando qualidade de vida aos munícipes”, disse o secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa.

Entrega de microssistemas de água

A agricultura é uma atividade que demanda o uso da água para a cultura dos alimentos e a manutenção das plantações. Devido à grande extensão territorial do município, ainda existiam comunidades em que o fornecimento de insumos sociais básicos, como fornecimento de água potável, ainda não tinham chegado à população.

Para impulsionar a produção agrícola e garantir saneamento básico, cerca de doze microssistemas de água completos foram entregues as comunidades localizadas, principalmente no planalto, beneficiando aproximadamente 2.000 famílias.

Entrega de grupos geradores

Sabe-se que a energia elétrica é essencial para o setor, pois todas as etapas da cadeia de produção agrícola, desde a preparação dos insumos para a produção, até as estratégias de comercialização do produto final, passando pelas práticas de atividades de estocagem, conservação, industrialização e distribuição dependem do abastecimento de energia.

De acordo com o prefeito de Santarém, muitas comunidades principalmente ribeirinhas, não possuíam energia fixa nas residências. Essa mudança começou a partir de um investimento executado pelo atual governo de aproximadamente 2 milhões  na aquisição de grupos geradores.

“Estamos fazendo este tipo de investimento considerado já o maior da história de Santarém. Os modernos equipamentos são de fabricação nacional e possuem potência suficiente para manter o funcionamento nas comunidades. Até o momento entregamos 15 grupos geradores a comunidades na região do Tapajós, Arapiuns e Várzea”, contou Nélio.

Origem do Dia do Agricultor

O Dia do Agricultor foi criado através do Decreto de Lei nº 48.630, de 27 de julho de 1960, em comemoração ao aniversário de 100 anos da fundação da Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, em 1860, por Dom Pedro II.

O presidente Juscelino Kubitschek foi quem assinou a lei, acreditando serem os agricultores os principais responsáveis pelo crescimento econômico do Brasil, em meados do século XX.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.