3. Agricultura e Pesca
  4. Mecanização agrícola: o trabalho que está melhorando a vida dos agricultores em Santarém
Mecanização agrícola: o trabalho que está melhorando a vida dos agricultores em Santarém Autor: Ascom Semap

Luan Rodrigues
Desde 2017, 460 hectares de áreas foram preparadas pela Prefeitura, beneficiando mais de 300 famílias.

Valorizar o agricultor familiar, aumentar sua produção e renda e, em consequência, proporcionar maior oferta de alimentos nas feiras do município. Esse é o principal objetivo do programa de mecanização agrícola implementado pela Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), via Coordenadoria de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof), que desde 2017 auxilia o produtor rural com assistência técnica e mecanização da área plantada. O programa tem como principal objetivo, potencializar o desenvolvimento da agricultura familiar no município.

Na prática, os pequenos produtores rurais contam com a patrulha agrícola mecanizada, suporte disponibilizado pelo município que possibilita a realização de atividades como preparo de solo para o plantio e distribuição de implementos agrícolas. Um investimento que fomenta a produção e gera renda aos agricultores familiares.

Um dado relevante é que desde 2017, até o momento, cerca de 460 hectares de áreas já foram preparadas, beneficiando mais de 300 famílias nas regiões do Arapixuna, Lago Grande, Curuá-Una, Ituqui, Planalto BR 163 e Eixo Forte.

Em 2023, 30 hectares já foram preparados e a intenção do governo é atender o maior número de agricultores possível, em todo o município, até o fim deste ano.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, enfatiza que a política pública busca valorização dos pequenos produtores rurais.

“Ampliar o alcance da mecanização agrícola tem sido uma ação frequente da nossa gestão. É uma forma de aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, dar uma resposta para as questões ambientais. A parceria com os produtores rurais com esse programa tem proporcionado melhores condições de trabalho e uma produção ainda maior. Seguiremos investindo nesta política pública, tendo em vista que a metade da alimentação que chega à mesa da população é proveniente da agricultura familiar", lembrou o gestor.

A mandioca para produção de farinha artesanal é uma das atividades beneficiadas com a mecanização. Raimundo Feitosa, morador da comunidade Nova Aliança, região do Ituqui, está entre os agricultores atendidos pela Prefeitura neste ano. Ele recebeu 2 hectares de áreas preparadas. Feitosa desde a adolescência se dedica ao campo e a produção de mandioca. Segundo ele, o apoio do município está sendo fundamental para o aumento da produção com qualidade.

“Estamos felizes e otimistas para iniciar as atividades. Hoje, estamos recebendo mais incentivos para melhorar a produção, estamos tendo a oportunidade de melhorar a qualidade de vida das nossas famílias”, finalizou.

O projeto, também, já alcançou comunidades na região do Eixo Forte, como é o caso de Cucurunã. Uma das propriedades beneficiadas com a iniciativa foi a da Célia de Oliveira. Antes da chegada do trator, todo o trabalho de preparação da terra era realizado por ela de forma manual, o que levava dias para ser finalizado, mesmo em uma pequena área.

“O apoio do poder público está sendo essencial para que as nossas produções aumentem. Esse acompanhamento faz com que a nossa produção seja ótima. Só tenho a agradecer pela parceria com o governo”, agradeceu.

Segundo a coordenadora do Ciprof, Elis Rebelo, atualmente, a mecanização agrícola é uma das maiores demandas dos produtores rurais da região e tem impacto direto na diminuição da necessidade de uso do fogo para preparação do solo, se traduz, também, no aumento da produtividade por hectare.

“Estamos em trabalho constante para proporcionar melhores oportunidades aos produtores e, a partir desta iniciativa, eles estão tendo maiores vantagens com a utilização da nossa patrulha mecanizada. Estamos aqui para fomentar no quer for possível. O preparo do solo é essencial para garantir maior rendimento agrícola”, explica.

De acordo com o secretário da Semap, Bruno Costa, a iniciativa segue determinação do prefeito Nélio Aguiar que tem como meta levar à zona rural, novas tecnologias adequadas à produção familiar, aumentando a produtividade e reduzindo os danos ambientais.

“Com esse auxílio do município, o preparo do solo se torna muito mais eficaz. Todo o setor primário é beneficiado com iniciativas como essa, desde o produtor até a população que compra nas feiras ou que compra o produto final preparado com esses ingredientes”, argumenta Costa.

Como solicitar o serviço de mecanização agrícola?

O produtor interessado deve comparecer pessoalmente na Secretaria de Agricultura e Pesca (Semap), localizada na Avenida Marechal Rondon, n° 873, Bairro Prainha, CEP: 68005-120, no expediente de 8h às 14h. Na ocasião, terá a oportunidade de solicitar os serviços da patrulha agrícola junto à Prefeitura. Após o cadastro, a equipe técnica do Ciprof realizará uma vistoria na propriedade rural para identificar a melhor viabilidade de formas de cultivo.

Na sequência, além do maquinário disponibilizado, também, é oferecido suporte técnico orientando sobre preparo e correção do solo, plantio, implementos mais adequados e tipo de cultura.