1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Agricultura e Pesca
  4. Iniciam os trabalhos de construção do sistema de água na Comunidade Terra Preta dos Vianas, no Lago Grande
Iniciam os trabalhos de construção do sistema de água na Comunidade Terra Preta dos Vianas, no Lago Grande Autor: Desconhecido

Iniciam os trabalhos de construção do sistema de água na Comunidade Terra Preta dos Vianas, no Lago Grande

Luan Rodrigues
Publicado em - Atualizado
Cerca de 61 famílias vão receber água tratada nas residências

A construção do sistema de Abastecimento de água da Comunidade Terra Preta dos Vianas, localizada no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Lago Grande, está em fase inicial. 

 

Cerca de 61 famílias vão receber água tratada nas residências, através do Projeto Cisternas, do Governo Federal. 

 

A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca (Semap), Projeto Saúde e Alegria (PSA), e Sociedade, Meio Ambiente, Educação, Cidadania e Direitos Humanos (Somecdh), que é a responsável pela execução dos serviços. 

 

Neste primeiro momento está sendo executada a instalação dos elevados que sustentarão as caixas d'águas.

 

Legenda da foto: Já está sendo realizada a instalação dos elevados que sustentarão as caixas d'águas. 

Além disso, as famílias contempladas estão participando de cursos de gestão dos empreendimentos.
 

 

Com a parceria, a Prefeitura está sendo responsável pela logística e já realizou a perfuração de um poço tubular profundo de 120 metros de 4 polegadas no valor de R$ 68. 663,62 que vai viabilizar a obra. 

 

A coordenadora de projetos da Somecdh, Michele Monteiro, relata que o empreendimento vai atender as demandas de distribuição de água à várias famílias, garantindo qualidade de vida a aproximadamente 300 pessoas que passarão a receber água tratada nas residências.

“As famílias contempladas pelo programa estão no momento sendo capacitadas para realizar manutenções nas próprias tecnologias. O nosso objetivo é promover o conhecimento para que os beneficiários do programa Cisternas tenham autonomia para manter os sistemas domiciliares e saibam como resolver eventuais manutenções nas tecnologias. Queremos garantir saneamento, uma vez que os moradores dessas áreas contempladas, não tinham sistema de abastecimento”, relatou Monteiro. 

 

No centro da comunidade, onde há maior concentração de casas, a tecnologia implantada será a número 15, na qual consiste em: um microssistema com reservatório elevado; rede de distribuição nas ruas; captação de água de chuva nas casas; elevado e uma caixa de mil litros para cada residência.

 

Legenda da foto: As obras seguem em ritmo acelerado. 


As famílias que moram em locais mais afastados e de difícil acesso, serão beneficiadas com a tecnologia número 8, que consiste: captação de água de chuva; um elevado com caixa de mil litros; um elevado com caixa de 5 mil litros; um banheiro completo; uma pia de cozinha e um filtro de barro.

 

O secretário da Semap, Bruno Costa, que acompanha os trabalhos, disse que a construção do sistema é a prova de que o trabalho com parcerias é importante para o bem dos munícipes. 

"São muitos os avanços que temos conseguido por meio de programas e parcerias, levando assim dignidade aos moradores que residem distante da área urbana. São parcerias que somam esforços para melhorar a qualidade de vida das famílias nas comunidades. Portanto, nos sentimos felizes e realizados com essas parcerias que o Prefeito Nélio Aguiar tem firmado junto a ONGs, empresas privadas e públicas no intuito de promover o bem-estar social”, ressaltou. 

Legenda da foto: Secretário  participando da capacitação junto com as famílias contempladas. 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.