Para manter a tradição de uma das principais datas do calendário cristão, a de comer peixe no feriado de Sexta-feira da Paixão, ocorreu na manhã desta quinta-feira, 16, no escritório regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), a primeira reunião para tratar sobre a organização da Feira do Peixe 2023. O encontro contou com a participação de representantes do Governo do Estado, por meio da Sedap, e Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), através da Coordenadoria de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof).
A tradicional Feira do Peixe, que ocorre todos os anos, já tem data marcada e acontecerá nos dias 5 e 6 de abril. O evento busca garantir o abastecimento e o equilíbrio do valor do produto durante o período de maior consumo do pescado.
Segundo a coordenadora do Ciprof, Elis Rebelo, a Feira do Peixe contribui para a venda do pescado com um preço acessível para a população e ajuda ainda a fortalecer a cadeia de produção da cooperativa do município.
“É um evento que é muito aguardado pelos produtores, pois melhora a economia local, estimula a produção do pescado no município e na região, e fomenta a cadeia produtiva local”, disse a coordenadora.
Um novo encontro está marcado para o dia 23 de fevereiro, onde serão definidas as ações a serem realizadas no dia da feira, bem como a definição dos pontos de vendas, entrega de materiais (geladeiras, caixa d'águas e faixas), estoques e os preços do pescado. Na oportunidade, estarão presentes os piscicultores, além de representantes das Prefeituras de Mojuí dos Campos e Belterra.