3. Agricultura e Pesca
  4. Exemplo de boas práticas: Serviço de Inspeção Municipal de Santarém é apresentado em Almerim
Exemplo de boas práticas: Serviço de Inspeção Municipal de Santarém é apresentado em Almerim Autor: Desconhecido

Katiane de Jesus
...

Autor: Luan Rodrigues

A pedido da Prefeitura de Almerim, e representando o prefeito Nélio Aguiar, o secretário de Agricultura e Pesca Bruno Costa e a coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Derliany Lira estiveram naquele município, na Região do Baixo Amazonas, na última quinta-feira (15), para compartilhar sobre o Serviço de Inspeção Municipal implantado em Santarém.

A Prefeitura de Santarém investe em segurança alimentar que o tornou referência para gestores de várias cidades, que tem interesse em conhecer e aplicar o serviço em seus municípios. O SIM garante a segurança dos alimentos que chegam às mesas dos consumidores.

“Os bons resultados obtidos pelo município devem-se ao serviço ofertado às indústrias que percebem que está inscrita no SIM garantem inúmeras vantagens. Nesse sentido estamos compartilhando com os municípios essa experiência que está dando resultado em Santarém. O serviço incentiva a formalização de estabelecimentos agroindustriais, gera renda e fomenta o desenvolvimento", informou o secretário da Semap, Bruno Costa.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Almerim, Arlindo Vasconcelos, a Prefeitura almeja incentivar a formalização dos estabelecimentos agroindustriais, gerando emprego e renda aos produtores locais.

“Queremos agradecer ao município de Santarém pela disponibilidade em compartilhar conosco essa experiência inovadora. Sabemos que o selo do SIM, fortalece a economia local e por consequência amplia as receitas municipais. Além disso, a adesão ao serviço facilita a inserção dos produtos no mercado formal local”, destacou.

Segundo a Médica Veterinária e Coordenadora do SIM, Derliany Lira, uma empresa que deseja obter o registro no SIM, deve passar pelos processos de manipulação, beneficiamento, industrialização, fracionamento, rotulagem e armazenamento, de acordo com os critérios de segurança e qualidade.

“O selo é a garantia de que determinado produto segue os padrões técnicos estabelecidos pelas normas vigentes. Com o controle da qualidade higiênico-sanitária, o consumo dos alimentos torna-se mais seguro, diminuindo os riscos à saúde. Além disso, os empreendimentos cujos produtos são inspecionados ganham mais espaço no mercado, uma vez que podem comercializar para grandes estabelecimentos e também para o governo”, contou.

Quem esteve presente também no ato foi o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). De acordo com o gerente regional, Michel Martins, o Sebrae tem desenvolvido um trabalho intenso nos municípios para implantação do SIM.

“Enquanto instituição de apoio aos pequenos negócios, o Sebrae atua para que esses empreendimentos possam avançar cada vez mais no mercado, e o Selo SIM é uma oportunidade para que os agricultores familiares possam ocupar espaços em programas de governo como o PNAE e o PAA. Para os municípios, é uma forma de fazer o dinheiro circular na região, fortalecendo o desenvolvimento local”, destaca.