Produtores rurais, extensionistas, entidades parceiras e autoridades participaram nessa terça-feira, 20, na Câmara de Santarém de uma sessão especial em comemoração aos 40 anos de implantação da Feira do Produtor Rural. O evento teve como objetivo homenagear personalidades que contribuíram para a história da feira e, consequentemente, para o desenvolvimento do setor produtivo rural do município. O secretário de Agricultura e Pesca (Semap) Bruno Costa, esteve presente na solenidade representando o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.
A cerimônia foi marcada pela leitura de um breve histórico de vida de cada homenageado, sob fortes aplausos da plateia. Personalidades, entidades e ex-presidentes, como Chico Lira Maia, presidente por dois mandatos (1986/1988), e Manoel de Lira Maia, primeiro Coordenador da Feira do Produtor Rural (1990/1992), além de outros produtores que receberam homenagens por suas atuações na corrente sindical.
A Prefeitura de Santarém também foi homenageada em reconhecimento por sua valorosa participação na história de criação da feira que, ao longo de 40 anos, contribui significativamente para o desenvolvimento econômico do município.
O titular da Semap, Bruno Costa, em seu pronunciamento, enalteceu as lutas e conquistas obtidas pela entidade, institucionalizadas ao longo do tempo.
"Enquanto município nos sentimos felizes em participar desse momento de confraternização dessa entidade que tem uma linda história em Santarém. Gostaríamos de parabenizar a todos os produtores rurais pela perseverança, resiliência e conquistas gloriosas. Estaremos sempre abertos para discutirmos políticas públicas que beneficiem a categoria”, relatou Costa.
A sessão teve como autoria o vereador Erasmo Maia (União Brasil). O parlamentar manifestou estar feliz e honrado pela oportunidade de homenagear os produtores rurais, já que também possui origem rural; falou das muitas dificuldades enfrentadas pelos produtores e destacou o amor, a dedicação e a gratidão com que os homens e mulheres do campo exercem o trabalho.
"A feira foi um marco importante na vida dos produtores da agricultura familiar de Santarém e hoje já é uma realidade. Locais onde os agricultores têm a oportunidade de vender seus produtos e gerar renda para seu sustento e investimento em seu negócio. Nada mais justo, do que homenagear aquelas pessoas que tiveram uma grande contribuição na implementação desse projeto”, disse.
Francisco de Lira Maia foi um dos homenageados. Na fase de pronunciamentos, falou como representante dos agraciados, manifestando a satisfação de ser homenageado e a importância das atividades desenvolvidas pelos produtores rurais.
"O momento é de felicidade. Outras pessoas também mereciam receber essa importante homenagem em valorização, principalmente aquelas que prestam ou que tenham prestado serviços no campo, e que tenham contribuído, direta ou indiretamente, para o progresso e desenvolvimento econômico do município”, contou
Fundada em 17 de junho de 1983, com incentivo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), a feira, primeiramente, começou em via pública, na Avenida São Sebastião, entre as Travessas dos Mártires e 15 de Agosto, atual Benedito Guimarães. Ela conquistou espaço próprio no Mercadão 2000 no ano de 1992, com apoio da Prefeitura de Santarém e do Governo do Estado, e, ao longo de quatro décadas, expandiu para os bairros Aeroporto Velho e Diamantino (Feira da Cohab). Atualmente é coordenada pela Associação dos Produtores Rurais de Santarém (Aprusan).
Nos três locais trabalham produtores rurais de 85 comunidades divididas em 8 regiões do planalto e várzea dos municípios de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra. A feira possui atualmente 1.325 produtores rurais associados e 500 dependentes.