Conseguir conter as erosões do solo, provocados pelo fenômeno de terras caídas no período de inverno, assim como levar qualidade e segurança na atracação de embarcações. Esses são alguns dos principais objetivos da obra de construção da contenção rip-rap, dissipadores, calçada, grama e escadaria iniciadas recentemente na Vila de Boim, região do Tapajós. A obra é fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e o Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).
A área total de intervenção será de 1.434,22 metros quadrados. Um investimento total de R$ 490.553,83 (quatrocentos e noventa mil, quinhentos e cinquenta e três reais e oitenta e três centavos).
A obra está sob a responsabilidade da empresa Peixoto Construtora. Os serviços terão prazo de 90 dias de execução.
“A obra vai transformar a frente da Vila, proporcionando aos munícipes daquela localidade maior segurança com relação a situação de erosão que se encontra atualmente, protegendo principalmente o patrimônio cultural do local, que é a Igreja de Santo Inácio de Loiola. Nosso prefeito não tem medido esforços, no sentido de firmar parcerias, fazendo com que melhore a vida do povo de quem também mora no interior”, disse o secretário da Semap, Bruno Costa.
As obras de infraestrutura estão chegando nos quatro cantos do município de beneficiando as populações ribeirinhas também. "Temos muitas obras na cidade, mas estamos, também, trabalhando nas regiões de rios, executando obras de infraestrutura, saúde e educação para a população santarena. Temos a parceria do governo do estado e de parlamentares, como é o caso do deputado José Maria Tapajós que tem nos ajudado a conseguir recursos para o bem de Santarém", disse o prefeito Nélio Aguiar.