O cuidado com a população da zona rural vem sendo uma meta do atual governo. Mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia, o apoio ao agricultor para garantir-lhe condições de renda, qualidade de vida e segurança alimentar foram assegurados no ano de 2021 e seguem avançando em 2022. As ações se deram de diversas formas, incluindo a entrega de máquinas para mecanização; recuperação de ramais; entrega de microssistemas de água, além de entregas de grupos geradores.
“Apesar das limitações impostas pela pandemia da covid-19, a Secretaria de Agricultura e Pesca não parou as atividades, e executou diversas ações ao longo do ano. Atuamos fortemente, buscando valorizar os agricultores que são responsáveis por incentivar e movimentar a economia do município através da comercialização dos seus produtos. Garantimos principalmente a trafegabilidade da malha viária rural e implantamos novos microssistemas, garantindo água potável", comemorou o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.
Recuperação de ramais
A fim de garantir que caminhões levem produtos de qualidade do campo para a cidade sem contratempos, o governo intensificou as obras nas principais rotas próximas às áreas produtoras de grãos, hortaliças, carnes e outros gêneros.
Com firme atuação, equipes da Semap atuaram diariamente na zona rural com serviços de empiçarramento, patrolamento e abertura de ramais.
Em 2021 foram recuperados 226,5 km de ramais nas regiões da: Curua-Una; Eixo Forte; Corta Corda; Ituqui e Lago Grande. Com esses serviços, aproximadamente 50 comunidades foram atendidas das 385 que existem no município.
“A recuperação das vicinais é uma prioridade da gestão do nosso Prefeito Nélio Aguiar. São obras que chegam a todas as regiões do município que historicamente se ressentiam de não receber esse tipo de política pública. Estamos seguindo a determinação do nosso gestor para melhorar a mobilidade e garantir o escoamento da produção, gerando emprego e renda para a população que mora no interior” ponderou o secretário da Semap, Bruno Costa.
Entrega de microssistemas de água
Para impulsionar a produção agrícola e garantir saneamento básico, cerca de 4 microssistemas de água foram entregues em 2021, beneficiando as comunidades: Novo Gurupá (Rio Arapiuns); Arimum (Rio Arapiuns); São José (Arapixuna) e Urumanduba (Curua-Úna).
Para 2022, esse número de comunidades atendidas deve aumentar, haja vista que 18 projetos de microssistemas estão em licitação.
Equipamentos agrícolas
O uso de patrulhas mecanizadas modernizou o setor da agricultura familiar em Santarém, e contribuiu para o bom desempenho da produção. A parceria com os produtores rurais na mecanização agrícola tem proporcionado melhores condições de trabalho e uma produção ainda maior.
Em 2021, 93 hectares de áreas foram preparados pela Coordenadoria de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof). A ação beneficiou cerca de 50 famílias nas regiões de Arapixuna, Lago Grande, Curuá-Una, Ituqui, Planalto BR-163 e Eixo Forte.
Além disso, agricultores familiares foram beneficiados com um projeto de distribuição de mudas. Aproximadamente 1.341 mudas de essências florestais e frutíferas produzidas no viveiro municipal foram entregues a vários produtores ao longo do ano.
A Coordenadora do Ciprof, Elis Rebelo, enfatiza que a política pública busca valorização dos pequenos produtores rurais.
"Fomentar a agricultura familiar nessas regiões é gerar emprego e distribuição de renda para as famílias, fortalecendo assim a economia local. Para este ano de 2022, seguiremos investindo nesta política pública, tendo em vista que a metade da alimentação que chega à mesa da população é proveniente da agricultura familiar", disse Rebelo.
Acordo de Cooperação Técnica
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap); Ciprof e a Superintendência Regional do Incra no Oeste do Pará, desenvolveram ações conjuntas em 2021, visando a liberação de créditos para famílias que moram em assentamentos. O objetivo principal é dinamizar a agricultura familiar por meio do aumento da produtividade agrícola de forma sustentável.
Com isso, famílias da região do Eixo Forte foram contempladas nessa 1ª etapa com o Fomento e Fomento Mulher, que são linhas de crédito específicas para homens e mulheres da reforma agrária.
Segurança alimentar garantida com aumento de empresas cadastradas no SIM
A gestão celebrou em 2021 um aumento significativo de empresas cadastradas no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Atualmente, 30 estabelecimentos possuem o selo municipal. Os números são frutos do empenho da atual gestão, levando em consideração que até o ano de 2016, apenas seis empresas tinham registro, desde a sua criação em 2009. Com isso, Santarém consegue um marco histórico, prezando pela qualidade dos produtos consumidos pela população, garantindo, saúde pública.
Dessas, 22 empresas são cadastradas no Serviço de Origem Animal (Simpoa), sendo: três frigoríficos de abates de bovinos; três frigoríficos de pescados; uma unidade de beneficiamento de peixe; um abatedouro de aves; uma unidade de beneficiamento de carnes; uma unidade de beneficiamento de aves; uma usina de leite; nove unidades de beneficiamento de carnes bovinas; uma unidade de beneficiamento de ovos e uma unidade de beneficiamento de mel.
Cerca de 8 empresas tem cadastro no de Origem Vegetal (Simpov): três unidades de beneficiamento de polpas; uma unidade de beneficiamento de Castanha do Pará e Caju; uma unidade de beneficiamento de macaxeira e coco triturado; uma unidade de beneficiamento de frutas (chopão); uma unidade de beneficiamento de molho de pimenta e uma unidade de beneficiamento de geleia de frutas.
Para a coordenadora do SIM, Derliany Lira, o resultado é fruto do empenho da gestão eficiente que busca garantir a segurança alimentar da população, evitando possíveis contaminações e problemas alimentares.
“O quadro atual é o resultado concreto das ações implementadas pelo nosso governo. Vários municípios estão nos procurando a fim de conhecer o nosso trabalho que desde 2017 só cresceu. Por meio desse serviço, garantimos a segurança alimentar da população, incentivamos a formalização de estabelecimentos agroindustriais, a geração de renda e, por consequência, ampliamos as receitas do município, fomentando o desenvolvimento local”, contou Derliany.
Entrega de grupos geradores
Sabe-se que a energia elétrica é essencial para o setor, pois todas as etapas da cadeia de produção agrícola, desde a preparação dos insumos para a produção, até as estratégias de comercialização do produto final, passando pelas práticas de atividades de estocagem, conservação, industrialização e distribuição dependem do abastecimento de energia.
No entanto, parte da população da zona rural do município ainda não dispõe de energia elétrica nas casas, mas aos poucos a realidade dessa população vem mudando.
Enquanto não chega a energia definitiva nas comunidades ribeirinhas, através do ‘Programa Luz Para Todos’, o município está fazendo a boa política de não deixar a população da zona rural desassistida. Na ausência de energia elétrica fixa, o grupo gerador é a forma mais utilizada para realizar o fornecimento de energia.
Em 2021, a gestão realizou a entrega de 6 grupos geradores de fabricação Nacional com potência de 7,5 KVA. Os modernos equipamentos reforçaram os sistemas de abastecimento de água em seis comunidades na Resex Tapajós Arapiuns.
Para 2022, aproximadamente 2 milhões estão sendo investidos na aquisição de novos grupos geradores, por meio de recursos próprios e do Governo do Estado demandado pelo Deputado Estadual José Maria Tapajós através de audiência junto ao governador Helder Barbalho.
Revitalização de Praças
Através de um cronograma de atuação, várias praças públicas receberam ações de limpeza e manutenção ao longo do corrente ano.
No entanto, devido à ação do tempo e principalmente ao vandalismo, muitos brinquedos nas praças encontram-se deteriorados. Por isso, a Prefeitura de Santarém abriu um processo licitatório para aquisição de brinquedos, incluindo montagem e instalação. No momento o processo encontra-se em ordem de fornecimento.
No total, existem 46 praças públicas em Santarém. Destas, 20 possuem brinquedos. Até o primeiro semestre de 2022, estes locais estarão recebendo esses novos equipamentos que contarão ainda com brinquedos de acessibilidade.
O objetivo da gestão é oferecer as praças em condições adequadas ao lazer da comunidade, principalmente as crianças, incentivando o convívio entre os moradores, proporcionando a prática de exercícios físicos e a ocupação dos espaços de uso coletivo.