Esta quinta-feira, 13, foi dia de comemorar os 15 anos de implantação do Centro de Atendimento Social (CAS/CAEC), uma programação na sede do Centro marcou a data festiva.
A coordenadora do CAS/CAEC Marcélia Guimarães, destacou o aumento nos atendimentos realizados pelo Centro. “Nesses 15 anos o Centro de Atendimento Social atendeu uma média de 810 mil pessoas. De acordo com dados do relatório de Programas e Ações do Ministério da Cidadania, em Santarém, 218.531 pessoas estão cadastradas no CadÚnico, sendo 36.816 famílias beneficiárias do Auxílio Brasil. Até outubro de 2021, foram repassados R$63.404.095 (Sessenta e três milhões, quatrocentos e quatro mil e noventa e cinco reais) para famílias beneficiárias. Só em maio, realizamos mais de 4 mil atendimentos. Nós também estamos promovendo atendimentos itinerantes para que a população consiga fazer inclusão e atualização do CadÚnico, entre outras ações”, destacou a Coordenadora.
Maria das Graças Costa de Souza, moradora da comunidade Guaraná, no Planalto Santareno, foi em busca da emissão do passe livre. Ela foi a usuária escolhida para ganhar o primeiro pedaço do bolo.
“Foi uma grande surpresa, eu cheguei aqui para o meu atendimento, vi que tinha uma festa, fiquei e ganhei o primeiro pedaço. Fiquei muito feliz”, contou a usuária.
“O Centro representa hoje a integração de diversas políticas sociais que garantem inclusão e construção da cidadania, passam por aqui, diariamente, mais de 400 pessoas. São 15 anos de desafios e grandes conquistas como a revitalização de todo espaço, realizada em 2020, para melhor acolher nossa população, dando acesso a todos os serviços aqui ofertados, melhorando a qualidade de vida das famílias e promovendo o desenvolvimento sustentável de nossa Pérola do Tapajós”, observou Sandra Santana, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
O espaço conta com apoio e parcerias de postos de secretarias municipais e estaduais; coordenações e instituições estaduais e federais, como: Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT), Polícia Civil do Estado, Centro de CTPS para emissão da carteira de trabalho, Núcleo de Trabalho Emprego e Renda (NTER), Acessuas Trabalho e Projeto Cidadania Ativa.
Para a população, o espaço oferta os seguintes atendimentos:
Cadastro Único (atualização, inclusão e transferência), emissão de Registro Geral (RG), CTPS - carteira de trabalho digital, carteiras do idoso e do autista, atendimento social, passe livre e atendimento da Caixa Econômica Federal.
Também participaram da solenidade, a primeira dama de Santarém Celsa Brito; Chefe de gabinete Alberto Oliveira; vereadora Alba Leal, representando o presidente da Câmara Municipal; Secretário de Mobilidade e Trânsito, Paulo Jesus; Delegado Germano do Vale, representado a Polícia Civil e o gerente da agência da Caixa em Santarém, Wagner Trindade.