1. Página Inicial
  2. Notas
  3. Procedimentos de segurança diante da presença de morcegos
Categoria: Saúde

Procedimentos de segurança diante da presença de morcegos

Samuel Alvarenga
Samuel Alvarenga
Publicado em - Atualizado

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Divisão Especializada de Controle de Zoonoses (DECZ), informa que não realiza o controle populacional de morcegos, pois essas espécies são protegidas por legislação ambiental e exercem papel essencial no equilíbrio ecológico, contribuindo, por exemplo, para o controle natural de insetos.

A presença de morcegos em áreas urbanas é um fenômeno natural e, por si só, não representa risco à saúde pública. No entanto, em casos de arranhadura ou mordedura por morcego em pessoas ou animais, a equipe técnica da DECZ deve ser acionada para a captura amostral e encaminhamento à análise laboratorial, conforme protocolos do Ministério da Saúde.

Ressalta-se que a vacina antirrábica é indicada apenas em situações de risco, avaliadas pelos profissionais de saúde. Caso ocorra qualquer tipo de agressão, deve-se procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para avaliação e notificação.

Toda ocorrência envolvendo morcegos deve ser comunicada à Divisão de Controle de Zoonoses, para que as medidas necessárias sejam adotadas com segurança, responsabilidade técnica e em conformidade com a legislação vigente.

 

Endereço da Divisão Especializada de Controle de Zoonoses:

Avenida Moaçara, 735 - Diamantino

Contato: (93) 99133-4908

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.