3. Urbanismo e Serviços Públicos
  4. Série ‘Santarém, a nossa Pérola mais Iluminada’ inicia destacando implantação no Jaderlândia
Série ‘Santarém, a nossa Pérola mais Iluminada’ inicia destacando implantação no Jaderlândia Autor: Agência Santarém

Tadeu Pinho
Bairro foi um dos primeiros da cidade a receber as novas luminárias de LED
Luminárias de LED representam maior segurança, mais visibilidade e eficiência energética

Santarém, no Oeste paraense, recebe o apelido carinhoso de “Pérola do Tapajós” por conta dos aspectos naturais com forte característica amazônica. Dentre eles destacam-se o rio de águas cristalinas, praias alvas, além da fauna e flora que encantam quem visita o local. Paralelo a este cenário natural, o município avança a cada dia com importantes investimentos que a Prefeitura tem aplicado na cidade, à exemplo do parque de iluminação que vem contemplando diversos bairros.

A substituição das lâmpadas convencionais por as de LED é um investimento que avança em bairros da área urbana e em comunidades da zona rural. Para mostrar o avanço das instalações no município, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb) inicia a série ‘Santarém, a nossa pérola mais iluminada’. Um dos primeiros bairros que está recebendo a implantação é o Jaderlândia que já teve 252 pontos eficientizados, dos 312 que serão implantados, isto representa 80% de luminárias de vapor de sódio e/ou metálica trocadas por luminárias de LED.

Nildo Sousa salientou os benefícios que o LED levou ao bairro

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Jaderlândia, Nildo Sousa, destacou a importância das novas luminárias para garantir mais segurança as pessoas que estudam a noite. “Ficamos muito contentes por ter os serviços de implantação da luminárias de LED em nosso bairro. Dentro os muitos benefícios saliento os adquiridos pelos estudantes que frequentam a escola no turno da noite. Com essas luminárias eles podem transitar pelas ruas com mais segurança. Com certeza essa implantação nos dá mais tranquilidade para andar a noite, pois nossas vias estão bem mais iluminadas”, frisou Nildo.

Marcionei afirmou sentir maior segurança a partir da implantação do LED

O morador Marcionei Miranda avaliou como positivo a troca das luminárias de vapor de sódio por as de LED. “Moro aqui no bairro há 26 anos e sei bem a grande mudança para melhor com a implantação das lâmpadas de LED. Agora, podemos andar nas ruas aqui do bairro com mais segurança, pois antes haviam pontos escuros.”

O bairro Jaderlândia surgiu em 1992 e está localizado às margens da PA-130 (Santarém-Curuá-Una) e faz parte da área urbana de Santarém.

No próximo conteúdo a Série vai abordar a implantação das luminárias de LED em uma das vias mais movimentadas da cidade, a Avenida Moaçara.