3. Urbanismo e Serviços Públicos
  4. Semurb inicia trabalhos para a implantação de sumidouros ecológicos em bairros da cidade
Semurb inicia trabalhos para a implantação de sumidouros ecológicos em bairros da cidade Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autoria: Tadeu Pinho

Um dos grandes desafios para o desenvolvimento urbano é a adequação da ação humana com o meio ambiente. Uma das maiores problemáticas quando se fala em organização dos espaços públicos urbanos é a conscientização do cidadão às boas práticas de higiene e conservação, principalmente, no que se refere a destinação adequada de lixos e entulho e sobretudo, da água servida, que em Santarém, é um dos maiores geradores de transtorno nas vias públicas, sendo elas urbanizadas ou não.

O documento oficial que rege todas as ações legais do cidadão é o Código de Postura do Município, aprovada pela Câmara Municipal de Santarém em 2012, que em seu artigo primeiro institui normas disciplinadoras da higiene pública, do bem estar público, dentre outros. A partir disso, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb) inicia uma série de conteúdos para esclarecimentos sobre os cuidados com a higiene dos logradouros públicos e vias públicas.

Equipes da Semurb durante ações de conscientização dos moradores.

A Semurb iniciou um trabalho para mobilizar a população quanto a importância da construção de sumidouros para o tratamento do esgotamento da água que culturalmente é despejada na rua causando sérios problemas estruturais nas vias públicas.

As ações iniciaram pelo bairro São Francisco, como informa o secretário da Semurb, Jean Murilo. “Iniciamos esse trabalho de sensibilização em junho, com uma reunião na Associação de Moradores do bairro São Francisco, onde estavam presentes nossos técnicos da Semurb e moradores para falar do trabalho e importância da construção de sumidouros ecológicos para mitigar os transtornos causados pelas águas servidas que ainda são a realidade de muitos bairros de Santarém e vamos trabalhar para mudar essa realidade”, destacou o gestor.

Com o apoio da Associação de Moradores do Bairro São Francisco (Assofran) as ações para a execução dos serviços para a construção dos sumidouros ecológicos, que utilizam pneus na estrutura, foram iniciadas com a distribuição dos pneus na última terça-feira (24), para famílias notificadas das ruas Nova e Rouxinol, para a implantação dos sumidouros.

Na próxima matéria da série sobre os cuidados com a higiene dos logradouros públicos será abordado os materiais e procedimentos para construção de sumidouros ecológicos.