A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), em parceria com a empresa Descarte Correto, iniciou a primeira atividade nesta sexta-feira (07) da Campanha Descarte Correto de Resíduos Eletrônicos. O recolhimento do material ocorre na Praça Barão de Santarém, na Orla, ao lado do Centro Cultural João Fona (CCJF), e vai até este sábado (08), das 09h às 16h.
A dinâmica da ação é desenvolvida em dois momentos, a equipe técnica da iniciativa privada repassa as informações sobre os impactos desse tipo de resíduo ao meio ambiente, a forma correta do descarte e como é feito o reaproveitamento do material recolhido.
O titular da Semurb Ronan Liberal Júnior destaca que a ação conjunta promove junto à população maior conscientização quanto ao descarte consciente do lixo eletrônico que tem como objetivo mobilizar, provocar novas atitudes e promover a prática do descarte correto do lixo eletrônico. “É nossa responsabilidade em parcerias que possam reforçar a correta destinação desses equipamentos. No advento da tecnologia, muitos equipamentos estão em residências como entulhos, as pessoas não sabem o que fazer com a destinação do material ou descarta de forma irregular”, disse Ronan Liberal Júnior.
O empresário Darlan Tavares disse que já estava com o notebook sem utilidade na casa dele há um ano e a campanha veio no melhor momento. “Esse aparelho estava parado, e quando fiquei sabendo desta campanha aproveitei a oportunidade. E aqui recebi as informações sobre o descarte correto e fiz a entrega do aparelho”.
A assistente operacional da empresa Maria Eduarda Dias informou sobre o reaproveitamento de resíduos eletrônicos: "Realizamos o reacondicionamento de eletrônicos como o notebook e computadores ao uso da população, direcionamos aos projetos sociais. Ou seja esse material é recolhido como lixo eletrônico, mas volta como inclusão digital”.
A empresa Descarte Correto é especializada na gestão de resíduos tecnológicos e com inovador processo de alternativas avançadas do segundo e terceiro setor para a coleta, reciclagem e destinação correta do lixo tecnológico.
Computadores, tablets, monitores, teclados, impressoras, telefones, celulares, carregadores, câmeras fotográficas, aparelhos de som, televisores, micro-ondas, rádios, baterias e pilhas são dos materiais que serão recebidos na Campanha.
O ponto fixo de coleta da empresa fica na Avenida Salvação, 210, bairro Maracanã. Contato: (93) 99209-9028.