3. Urbanismo e Serviços Públicos
  4. Santarém recebe mais de 120mm de chuva em quatro dias: Prefeitura age para minimizar transtornos
Santarém recebe mais de 120mm de chuva em quatro dias: Prefeitura age para minimizar transtornos Autor: Defesa Civil

Alailson Muniz
Lixo em bueiros tem sido principal causa de alagamentos

Nos últimos quatro dias, Santarém enfrentou uma intensificação do inverno amazônico, resultando em mais de 120mm de chuvas na região. Em resposta a essa situação climática desafiadora, a Prefeitura de Santarém mobilizou a Defesa Civil e equipes de obras e infraestrutura para monitorar e atuar nos pontos mais atingidos.

O coordenador de Defesa Civil, Darlisson Maia, destaca a importância da colaboração da população para mitigar os transtornos causados pelas chuvas. "É fundamental que os cidadãos evitem o descarte inadequado de lixo e entulhos nas vias, pois isso obstrui os bueiros e canaletas, agravando os alagamentos", ressalta Maia.

As equipes da Defesa Civil trabalharam incansavelmente, mantendo um plantão permanente para garantir a segurança dos moradores afetados pelas chuvas. Desde a madrugada, as equipes monitoraram áreas de risco e prestaram atendimento durante as precipitações.

"A população deve estar atenta aos alertas emitidos pelos órgãos competentes, especialmente aqueles que residem em áreas de risco. É imprescindível que todos estejam preparados para enfrentar as consequências das chuvas intensas", alerta Darlisson Maia.

A Prefeitura reforça a importância das medidas preventivas, como evitar a construção em áreas de risco, manter a limpeza das calhas e canos de água e estar atento aos sinais de alerta, como rachaduras nas paredes e inclinação de árvores.

Em caso de emergência, os moradores devem acionar imediatamente os órgãos competentes, como a Defesa Civil e os bombeiros, para que as equipes possam agir com rapidez e eficiência.

O prefeito Nélio Aguiar solicitou a todos os secretários municipais que estejam atentos aos serviços de suas respectivas pastas e prontos para atender às necessidades da população durante este período desafiador.

A Prefeitura de Santarém reafirma seu compromisso em garantir a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos e continuará monitorando de perto a situação climática na cidade.