3. Urbanismo e Serviços Públicos
  4. Lixo na hora certa ajuda a deixar Santarém mais limpa
Lixo na hora certa ajuda a deixar Santarém mais limpa Autor: Arte/Ccom

Lixo na hora certa ajuda a deixar Santarém mais limpa

Alailson Muniz
É um ato de cidadania que faz o bem pra nossa cidade

A conscientização do cidadão de colocar o lixo, devidamente armazenado, na hora em que o carro coletor passa na rua da sua casa, ajuda a cidade a ficar mais limpa e organizada. Com essa ação de cidadania, evita-se que animais violem as sacolas ou que sejam arrastadas pelas enxurradas da chuva.

“É um ato de cidadania que faz o bem pra nossa cidade e ajuda o serviço de nossos agentes de limpeza”, afirma Jean Murilo, secretário de Serviços Urbanos. “Essa é uma campanha constante”, complementa.

Aqui você pode ter acesso aos horários em que os caminhões coletores passam na rua de sua casa. A coleta acontece de forma regular em toda cidade e durante todos os dias. As pessoas devem colocar o lixo na lixeira mais próximo do horário da coleta, com uma antecedência de no máximo uma hora. Essa uma medida simples que cada pessoa pode tomar e que vai ajudar a evitar que o lixo fique espalhado e possa causar mau cheiro, atrair ratos e baratas e até doenças.

O município de Santarém gera em média 171 toneladas de resíduos domiciliares e comerciais diariamente. Além de uma média também diária de 900 quilos de resíduos de serviços de saúde originados do Hospital Municipal e de Postos de Saúde, os quais são destinados ao aterro Municipal de Perema, que está localizado a 14 quilômetros do centro urbano de Santarém às margens da Rodovia Santarém-Curuá-Una.