3. Urbanismo e Serviços Públicos
  4. Projeto Conquistando Liberdade: SEAP e Prefeitura se unem na ressocialização de detentos do Sistema Penitenciário
Projeto Conquistando Liberdade: SEAP e Prefeitura se unem na ressocialização de detentos do Sistema Penitenciário Autor: Ascom/Semurb

Paulo Ricardo Soares
Detentos estão somando na limpeza pública da cidade em troca da redução da pena

A atuação dos apenados beneficiados pelo projeto Conquistando Liberdade, começou nesta terça-feira (12) com o serviço de limpeza da praça de São Sebastião, no bairro da Prainha. Durante 10 dias, cerca de 6 detentos estarão somando junto aos trabalhos executados pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos - SEMURB na limpeza de parques, praças e também das vias urbanas de Santarém. Para o secretário Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos, Jean Murilo, a parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária, é o modo de mostrar que o município também está de portas abertas para a ressocialização dos detentos.

"Sem dúvidas é um projeto muito interessante e que está proporcionando a estes homens o poder da transformação por meio dessa ressocialização. São pessoas que fazem o trabalho direitinho, que sabem manusear roçadeiras, e que nos ajudam a deixar o município ainda mais bonito," frisou o engenheiro e secretário municipal de Urbanismo e Serviços Públicos, Jean Murilo.

Jean Murilo, titular da Semurb: parceria com sistema penal para fomentar a ressocialização

Um dos detentos expressou o sentimento de gratidão pela oportunidade que ele está tendo de, por meio do projeto, aprender a manusear materiais que antes ele não sabia, e que agora, ja pensa até mesmo o que vai fazer quando terminar de cumprir a pena.

"Eu vou começar a trabalhar na limpeza de terrenos, vou verificar a possibilidade de abrir uma microempresa e começar a trabalhar nisso, pois aprendi muita coisa que eu não sabia, como o ponto certo da grama e outras coisas, fora que é algo que eu estou gostando de fazer," disse João.

O principal objetivo desse projeto é resgatar a autoestima do preso por meio do trabalho, além da garantia da redução de pena, a cada 3 dias trabalhados equivale a menos um dia de pena segundo a legislação regulamentadora.

" Esses detentos que estão participando dessa fase do projeto, são pessoas que ja estão no final do regime semiaberto. Para muitos, principalmente para quem está de fora, é um serviço que não tem importância, mais para nós e principalmente para os apenados, projetos e parcerias como essas são importantíssima para a ressocialização dos detentos," disse Ana Raquel Silva - Técnica de reinserção social SEAP

Durante os próximos dias, a equipe dos beneficiados pelo projeto, se unirão com as equipes da Semurb em diversos pontos diferentes da cidade para atuar na limpeza pública e na desobnstrução da rede de drenagem quando necessário.