O mês de março chegou, e junto com ele, a chuva do inverno amazônico, o que é comum na região nesta época do ano. Na última sexta-feira (01/03) uma forte pancada de chuva atingiu a cidade de Santarém no fim da madrugada, e que se perpetuou até o início da tarde em alguns pontos do município.
Nas primeiras horas de sexta-feira, equipes da SEMINFRA e da SEMURB já estavam nas ruas da cidade executando os trabalhos de desobstrução de bueiros e limpeza de muitas vias.
Na Av. Tapajos, diversos entulhos e falharias jogados de forma irregular pela população, foram os causadores do entupimento da rede de drenagem, e que acabou causando um acúmulo de água na parte mais baixa da cidade.
“ ficamos sabendo da situação da avenida Tapajós por meio de vídeos e fotos que à própria população nos encaminhou, e de imediato deslocamos para cá algumas equipes do setor de desobstrução de bueiros para que o problema fosse detectado e resolvido. Não demorou muito para descobrirmos que o que causou o alagamento foram diversos entulhos, restos de galhos de árvores e lixos que foram jogados pela população às vésperas da chuva, o que causou um transtorno enorme para diversas pessoas.” Frisou o secretário de Urbanismo e serviços públicos, o engenheiro Jean Murilo
Na avenida Tapajós há um sistema de bombas, a qual são especificamente voltadas para não deixar a água acumular na via. Porém essas bombas dependem da entrada da água nos tubos que estavam entupidos por galhos e lixos. O secretário Jean Murilo pediu ainda à população e aos comerciantes do centro comercial, que busque armazenar de forma correta os lixos do dia a dia.
“ É um apelo que sempre fazemos, que é de tentar conscientizar essas pessoas para que coloque o seu lixo no fim do expediente NA CALÇADA, e não no meio fio e nas canaletas, como muita gente vem fazendo. São esses lixos colocados de forma irregular que acabam indo parar aqui nas tampas da rede de drenagem e entupindo os bueiros.” Completou Jean Murilo.
Além da avenida Tapajos, diversas vias fixaram encobertas por uma camada de areia e detritos após a chuva. Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura- SEMINFRA, se deslocaram com máquinas pesadas para fazer a limpeza da camada mais extensa de areia de diversas ruas.
No bairro do Santarenzinho as ruas São Judas Tadeu e a rua Angelina foram as primeiras a receber o serviço de limpeza pelas máquinas, em seguida algumas vias do Maracnã também receberam o serviço de limpeza. De acordo com o secretário Daniel Simões, um trabalho que ameniza os impactos caudados pela chuva.
“ de certa forma, uma vez que a gente não tinha como sair para rua debaixo de chuva para realizar a manutenção asfáltica que estava na programação, destinados toda nossa frota de máquinas pesadas para fazer a limpeza dessas vias mais afetadas. São ruas que muitas das vezes tem ligações com outras ruas que não são asfaltadas é que acabam levando esses materiais como areia, barro e entulhos para as vias que são pavimentadas. Enquanto estiver nesse período de chuva, vamos continuar dando total apoio à semurb e a qualquer secretaria que precisar do nosso apoio, afinal, estamos trabalhando aqui para atender o povo, para trazer dignidade e melhoria para o povo.” Afirmou Daniel Simões, Secretário municipal de infraestrutura de Santarém.
A chuva também veio na manhã deste sábado, porém os pontos onde a água transbordou, como a avenida Tapajos, não mais ficaram alagados devido ao trabalho das equipes da SEMURB, e as vias na qual a SEMINFRA atuou na retirada de materiais sofreram um impacto menor de resíduos.