A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), realizou nesta quinta-feira, 27, a instalação de placas de proibição quanto ao descarte irregular de resíduos sólidos na área urbana.
As placas foram instaladas próximo do Residencial Moaçara, Hemopa e do Terminal Hidroviário de Santarém, que estão sendo alvos cada vez mais desta prática, oferecendo riscos à saúde da população.
"Concretizar a instalação dessas placas foi necessário dada a frequência com que recebemos denúncias quanto ao descarte incorreto de resíduos em algumas vias públicas da cidade. Com o inverno, a situação se agrava ainda mais, impactando a qualidade do solo e da vida como um todo de quem vive nas redondezas, oferecendo riscos de doenças e outros transtornos”, argumentou o secretário municipal de Urbanismo e Serviços Públicos, Ronan Liberal Jr, que solicitou apoio da 1ª Companhia Independente de Polícia Ambiental (1ªCipamb) quanto a atuação nessas áreas.
Um alerta importante: Descartar inaquedamente resíduos sólidos de forma é proibido pelo Código de Postura do Município, que versa sobre a higiene dos logradouros e vias públicas.
Para realizar denúncias em relação a essas práticas ilegais, a Semurb oferece canais online: e-mail semurbprotocolostm@gmail.com, plataforma digital da Prefeitura, ícone Santarém Digital. O cidadão, também, pode comparecer presencialmente na recepção da Semurb, localizada na Avenida Barão do Rio Branco, bairro Aeroporto Velho.