Televisão, computadores, tabletes, celulares, carregadores e pilhas. Aparelhos eletrônicos que se tornam resíduos quando finalizam o tempo de uso e podem ganhar o descarte incorreto. Observando isso, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Sermub), em parceria com o Instituto Descarte Correto iniciaram, nesta sexta-feira (21), a 2ª ação de 2025 da Campanha Descarte Correto de Resíduos Eletrônicos. Pela primeira vez, a intervenção chega ao Residencial Salvação.
A moradora Sandra Pereira ficou satisfeita com ação. “Excelente a mobilização, em casa estava com esta televisão ocupando espaço e não sabia o que fazer. Agora, tenho a oportunidade de entregar com destino certo”, disse.
O secretário da Semurb Ronan Liberal Jr, confirma que a campanha está sendo um sucesso. “Desde a primeira ação, quando recebemos mais de duas toneladas de eletrônicos, vemos o retorno da população em trazer esses materiais eletrônicos, aqui recebem mais orientações sobre o risco causados por esses resíduos. Juntos, estamos evitando uma série de prejuízos de contaminação no meio ambiente e à saúde das pessoas”, reiterou.
A ação vai além do promover, junto à população, maior conscientização quanto ao descarte consciente. Após o recolhimento, os eletrônicos são reciclados e retornam à sociedade. “Quando chegam em nossa matriz, os materiais são recondicionados e separados como os computadores voltam para a sala de aula e ofertamos cursos gratuitos à população”, explicou a assistente operacional do Instituto Descarte Correto Maria Eduarda Dias.
A presidente da Associação Comunitária do Residencial Salvação Valkiria Santos diz que essa ação é inédita na área. “É a primeira vez que recebemos a ação voltada para conscientizar os moradores a não reter em casa esses materiais, assim como não jogar nas vias públicas. Importantíssimo. Principalmente nesse período de fortes chuvas”, enfatizou.
A atividade seguirá até este sábado (22) na sede da Associação Comunitária do Residencial Salvação, localizada na Avenida Japiim, esquina com a Avenida Cardeal. Horário das 09h às 16 horas.
O Instituto Descarte Correto é especializado na gestão de resíduos tecnológicos e com inovador processo de alternativas avançadas do segundo e terceiro setor para a coleta, reciclagem e destinação correta do lixo tecnológico.
Computadores, tablets, monitores, teclados, impressoras, telefones, celulares, carregadores, câmeras fotográficas, aparelhos de som, televisores, micro-ondas, rádios, baterias e pilhas são alguns dos materiais recebidos na Campanha.
O Instituto fica na Avenida Salvação, 210, bairro Maracanã. Contato: (93) 99209-9028.