3. Urbanismo e Serviços Públicos
  4. Furto da fiação da iluminação pública na Avenida Moaçara causa prejuízo de mais de R$ 100 mil aos cofres públicos
Furto da fiação da iluminação pública na Avenida Moaçara causa prejuízo de mais de R$ 100 mil aos cofres públicos Autor: Arquivo - Agência Santarém

Paulo Ricardo Soares
Na última semana, foram furtados mais de 2.400 metros de fiação; a Semurb registrou o Boletim de Ocorrência.

A iluminação pública é um bem de todas as pessoas. Traz dignidade, segurança e comodidade à população em geral. Porém, uma parcela de moradores, alguns deles dependentes químicos, insistem em arriscar a própria vida e de terceiros quando passam a furtar fiações que são de uso exclusivo da iluminação pública.

Na última semana, a Avenida Moaçara, uma das principais vias de Santarém, teve mais de 80% da fiação furtada. No local, os criminosos conseguiram retirar boa parte da fiação, que foi contabilizada em mais de 2.400 metros de cabos. Ao tomar ciência do ocorrido, o secretário municipal de Urbanismo e Serviços Públicos, Jean Murilo Marques, de imediato procurou a Delegacia Civil de Santarém e registrou Boletim de Ocorrência. A ação dos criminosos deixou boa tarde da avenida na escuridão.

"Logo que fiquei sabendo que a avenida estava no escuro, de imediato, entrei em contato com a empresa responsável que nos informou que criminosos haviam furtado a fiação da iluminação pública da Moaçara. Diante disso, não pensei duas vezes, fui até a Delegacia para Registrar o Boletim de Ocorrência para que a Polícia possa encontrar as pessoas que furtaram os fios", disse o titular da Semurb.

Jean Murilo Marques: "Após registro do B.O, Semurb já iniciou as tratativas para restabelecer a iluminação na via"

Com o registro do Boletim de Ocorrência realizado, a equipe da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos, iniciou as tratativas com a empresa para contabilizar os prejuízos, para que imediatamente, fosse implantado um novo sistema de fiação suspensa, para ligar as luminárias públicas da Avenida Moaçara. Desde a última terça-feira, 23, a empresa responsável pela manutenção da iluminação pública realiza a implantação da nova fiação.

Novo furto em menos de uma semana - Nesta manhã desta sexta-feira, 26, a equipe da Semurb foi acionada, novamente, pela empresa terceirizada que faz a manutenção da iluminação pública, pois na madrugada de sexta-feira, dois homens foram flagrados furtando os cabos das luminárias.

A Polícia Militar conseguiu deter os suspeitos e os encaminhou à Delegacia Civil de Santarém, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (T.C.O) e em seguida eles foram liberados e a fiação furtada recuperada. As equipes trabalham para fazer a reposição de toda fiação na Av. Moaçara, a expectativa é que até o fim deste mês, toda a iluminação pública da avenida possa ser restabelecida.