3. Urbanismo e Serviços Públicos
  4. Fiscalizações Urbanas: dados mostram o poder das ações educativas
Fiscalizações Urbanas: dados mostram o poder das ações educativas  Autor: Desconhecido

Fiscalizações Urbanas: dados mostram o poder das ações educativas

Paulo Ricardo Soares
Setor encerra o ano com um número menor de infrações e notificações, se comparado com 2021.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), através do setor de Fiscalizações Urbanas, apresentou nesta última semana de dezembro um balanço das ações realizadas durante todo o ano de 2022. As ações têm o objetivo de manter o ordenamento dos espaços públicos de Santarém, incluindo o monitoramento dos Cemitérios Municipais.

“Quando se fala em fiscalização, o que muitos pensam é a apreensão, retenção de bens de terceiros, mais não é bem assim. Desde que foi criada a Semurb sempre pautamos que, antes de mais nada, teríamos que educar a população e fazer com que ela saiba o nosso real papel. E Graças a Deus estamos vendo um resultado positivo, com a queda no número de infrações, autuações e até mesmo denúncias. Isso só reforça que estamos no caminho correto”, afirmou o Eng. Jean Murilo, Secretário Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos.

O setor de fiscalização atualmente opera com dez Agentes Fiscais, divididos em três turnos diferentes (manhã, tarde, noite) e um corpo administrativo especializado e treinado para atender as mais variadas denúncias e ocorrências por meio do e-mail institucional semurb@santarém.pa.gov.br

“Um dos marcos em nossa gestão, foi a criação da Semurb, porque sabemos o quão importante é esse trabalho de fiscalização, a fim de manter a cidade em ordem. Até porque, quando os fiscais estão nas ruas, uma das missões deles é identificar aquele vendedor, por exemplo, que não é legalizado e mostrar todos os caminhos para que o vendedor continue exercendo o seu trabalho, ganhando seu dinheirinho, mas de forma legalizada”, completou o Prefeito Nélio Aguiar.

Confira os serviços realizados em 2022:

DESCRIÇÃO

QUANTIDADE

Cadastro de vendedores ambulantes

181

Autorização provisória para uso de espaços públicos em eventos

308

Notificações à vendedores ambulantes não licenciados

52

Notificações – Ocupação irreg. de espações públicos com mesas e cadeiras, comércio

37

Notificações – Ocupação de espaços públicos – lixos / entulhos