3. Urbanismo e Serviços Públicos
Escadaria da Praça do Mirante ganha novo visual Autor: Agência Santarém

Escadaria da Praça do Mirante ganha novo visual

Samuel Alvarenga
Ação é resultado da parceria entre a Prefeitura de Santarém e a cooperativa Sicred Grandes Rios.

Por Paulo Ricardo - assessor de comunicação da Seminfra/Semurb

Pintada e literalmente com a cara de Santarém, a tradicional escadaria José Miguel Lisboa de Mendonça, conhecida popularmente como escadaria da Praça do Mirante, localizada no centro da cidade, ganhou nos últimos dias uma bela revitalização, que trouxe novamente vida e forma de arte, para um dos locais mais visitados por turistas e amantes da prática de atividades físicas.

A revitalização foi fruto da parceria entre a empresa Sicred e a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb).

"Ficou muito boa, já era um desejo nosso atuar aqui na praça do mirante e trazendo de volta esse brilho que encanta a quem passa. Queremos agradecer ao Sicred por toda ajuda na hora de cuidar da nossa amada cidade, essa sim é uma empresa que se mostra comprometida com Santarém", frisou o engenheiro Jean Murilo, titular da Semurb.

Alaércio Cardoso, secretário de Turismo, também esteve presente na entrega da escadaria revitalizada. Ele representou o prefeito Nélio Aguiar na solenidade e destacou a importância dessa reforma para o turismo local.

"Pode parecer algo simples, mas não é. É uma escada histórica, que traz consigo um legado muito grande para Santarém, além é claro de servir como palco para os praticantes de atividades físicas. Agora, com essas pinturas, temos certeza que até quem não pratica exercício vai vir aqui na escadaria, seja para tirar uma foto ou até mesmo para contemplar essa linda obra de arte".

O Dia de Cooperar é uma ação idealizada pela empresa Sicred, que consiste no voluntariado. Desde o dia 24/09, uma equipe formada por voluntários do Sicred, em parceira com uma equipe da Prefeitura de Santarém, atuou na limpeza e revitalização da escadaria. Após a entrega da escadaria revitalizada, os trabalhos continuam.

“Nossa meta não é somente revitalizar a escadaria, mais sim toda a Praça do Mirante, fazendo com que a população volte a frequentar esse espaço lindo e rico em história", lembrou Luciana Machado, uma das organizadoras da ação Dia de Cooperar.