3. Urbanismo e Serviços Públicos
  4. Energia elétrica e iluminação de led chegam para famílias de Nova Esperança, no Eixo Forte
Energia elétrica e iluminação de led chegam para famílias de Nova Esperança, no Eixo Forte Autor: Agência Santarém

Alailson Muniz
Mais de 100 famílias foram beneficiadas

Por meio do ofício nº 0509/2023, o prefeito Nélio Aguiar encaminhou pedido à Equatorial Energia, no dia 29 de agosto, solicitando a expansão da rede de energia elétrica para as famílias da comunidade de Nova Esperança, distrito de Alter do Chão, região do Eixo Forte. Nesta quarta-feira, 7, o pedido virou realidade com a chegada da energia e, junto, a iluminação pública toda em led, implantada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb).

Presentes na cerimônia os vereadores Erasmo Maia, Alba Leal, Didi Feleol, Ângelo Tapajós, Gerlande Castro e Elielton Lira. O prefeito estava acompanhado dos secretários municipais Jean Murilo (Urbanização), Emir Aguiar(Governo), Alaércio Cardoso (Turismo), Tadeu Cunha (Chefe de Gabinete),Adson Wender (Cultura) e Eliene Amaral (Agente Distrital de Alter), presidente do Conselho do Bairro Nova Esperança, Sr. Heberson Lima Melo, representante da Equatorial: Sr. Leandro Martins e o coordenador da Comunidade Nossa Senhora Desatadora dos Nós, Sr. Osmar Vieira.

O secretário Jean Murilo destacou a importância da chegada da energia elétrica para as famílias da região do Eixo Forte.

“Sabemos o quanto a energia elétrica é essencial para o desenvolvimento e qualidade de vida das pessoas. Estamos comprometidos em levar iluminação pública de qualidade para todas as regiões do nosso município. Representa um novo capítulo na história de Nova Esperança. Com energia elétrica e uma iluminação pública moderna, as possibilidades se ampliam. É mais do que luz nas casas; é a luz da esperança, do progresso e da transformação”, disse Murilo.

Para o prefeito Nélio, a chegada da energia elétrica em Nova Esperança é, sem dúvida, uma conquista para celebrar e um testemunho do compromisso da Prefeitura de Santarém com o desenvolvimento inclusivo. A comunidade agora brilha com luz própria, guiada por um futuro mais iluminado e promissor.

“Optamos pelo LED por ser uma tecnologia mais eficiente, econômica e sustentável. Além de proporcionar uma iluminação mais clara e segura para os moradores, contribuímos para a preservação do meio ambiente. É parte do nosso compromisso com práticas que visam o bem-estar da população e a preservação dos recursos naturais. Estamos trabalhando incessantemente para levar melhorias a todas as localidades que necessitam. Nosso planejamento envolve parcerias estratégicas, diálogo constante com a população e o direcionamento assertivo dos recursos disponíveis. O compromisso é construir uma Santarém cada vez mais inclusiva e sustentável”, disse o prefeito Nélio.

Nova Esperança

Mais de 100 famílias foram contempladas com fornecimento de energia elétrica. No local, foram implantados cinco quilômetros de rede de média tensão, cinco transformadores e cerca de 110 postes que, por meio de cabos e fiação elétrica, levam a energia dos alimentadores da subestação Alter do Chão, inaugurada ano passado, até as residências. Foram implantadas 89 luminárias de led no total, sendo: 49 luminárias de led 60 W - luminárias de led de 40 W, todas no braço de 2 metros.

De acordo com o executivo de Obras da Equatorial, Jorge Barbosa, a nova rede de energia proporciona segurança, estabilidade e confiabilidade no sistema elétrico do bairro.

“Esse é um grande investimento para Alter do Chão, que atende não apenas residências, mas, também, novos empreendimentos, que começam a ser construídos no local”, acrescentou.

Jaime Oliveira é tapeceiro e aguardava a chegada da energia na casa dele com muita expectativa. “A nossa energia era muito fraca e as constantes oscilações ocasionavam queima de eletrodomésticos, mas isso acabou, agora temos uma energia boa, forte, inclusive consegui montar meu próprio negócio e garantir nova renda para minha família”, reforçou.