3. Urbanismo e Serviços Públicos
  4. Desobstrução de galerias na Orla de Santarém minimizam impactos das cheias dos rios
Desobstrução de galerias na Orla de Santarém minimizam impactos das cheias dos rios Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autor: Tadeu Pinho

Com os serviços, sistema de drenagem flui melhor e aumenta mobilidade e segurança da população

As equipes de limpeza da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), estão executando serviços de desobstrução das galerias da Orla Fluvial para otimizar o sistema de drenagem ao longo da Avenida Tapajós.

Os trabalhos concentram-se na retirada de resíduos e entulhos que acumulam em virtude da subida do nível do rio Tapajós decorrente do ‘inverno amazônico’, período em que se registra o maior índice de chuvas na região e que provoca o transbordamento das canaletas e por consequência o avanço das águas para o leito da via.

“Nossas equipes seguem em diversas frentes de trabalho para minimizar os impactos causados pelas cheias do Rio Tapajós. Realizamos a limpeza das entradas das galerias para o bom funcionamento do sistema de drenagem e conforme o Tapajós recua, executamos o serviço de limpeza da lama que é deixada na via, além da remoção dos entulhos”, explicou o secretário da Semurb, Jean Murilo.

Os trabalhos serão executados continuamente até que as águas do Rio Tapajós retomem o nível normal.