3. Urbanismo e Serviços Públicos
  4. Com luminárias em led, implantadas pela Prefeitura, Costa do Tapará dá "adeus" à escuridão
Com luminárias em led, implantadas pela Prefeitura, Costa do Tapará dá "adeus" à escuridão Autor: Agência Santarém

Paulo Ricardo Soares
Comunidade da várzea inaugura nova fase da iluminação pública na área rural.

A iluminação pública é uma realidade na vida dos mais de 1200 moradores da comunidade Costa do Tapará, na várzea santarena. A energia elétrica, instalada por meio de investimento do Governo do Estado, trouxe uma moderna rede de luminárias em led, implantada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb). Foram 76 luminárias orçadas em R$ 75 mil, recurso proveniente do Tesouro Municipal.

A comunidade tem mais de 70 anos de existência e agora, depois de gerações, pode contar, finalmente, com iluminação nos postes da rede elétrica. "Esse é um dos dias mais felizes da minha vida. Chego a me emocionar ao ver centenas de pessoas felizes por conta de algo tão essencial à vida nos dias de hoje. Não podemos negar que foi um trabalho árduo, mas o sorriso dessas pessoas é o nosso maior pagamento. Chegar nesta comunidade e avistar as lâmpadas acesas é uma vitória, pois isso aqui gera qualidade de vida, segurança e desenvolvimento", enalteceu o prefeito Nélio Aguiar.

De acordo com o titular da Semurb, Jean Murilo Marques, as luminárias atendem com excepcionais resultados luminotécnicos, as demandas de distâncias de postes e altura de montagens as mais diversas.

"Elas possuem um design moderno e ajustado às fortes rajadas de vento e contribuem para não retenção de sujeira. Tem alta resistência mecânica e à corrosão. São leds de última geração, elevando a eficácia e a vida útil, com economia média entre 55% a 75% nos custos pós-modernização, além de serem ambientalmente sustentáveis".